Revista Graphprint - Edição 154 - page 35

GRAPHPRINT MAIO15
Papel cartão
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desembarcadas aqui no ano passado, 272,7mil toneladas foram
de cuchês, 86,5 mil toneladas de MWC, 51,2 mil toneladas de
LWC, 52,9mil toneladas de papéis offset, 26,8mil toneladas de
cut size e 86,9 mil toneladas de outros tipos de papéis. Esses
dados são apurados no Sistema AliceWeb, da Secretaria de Co-
mércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio com base na classificação dos produtos na Nomen-
clatura Comum do Mercosul. As importações anuais de cuchê,
nas quatro NCMs, que englobam as diferentes especificações
de produto, atingiram 363,9mil toneladas em 2012, caíram para
303,9 mil toneladas no ano seguinte, reduzindo novamente em
2014 (272,7mil toneladas).
O segmento de papel cartão também registrou volumes maiores
em 2014 no comparativo com o ano anterior. Conforme números
doAliceWeb, no ano passado, foram importadas 40mil toneladas
de papel cartão,12,5%mais do que em 2013. No cut size, as im-
portações somaram 2 6,8mil toneladas, contra 22mil toneladas
na comparação anual.
A conclusão é que hoje a embalagem de papel cartão representa
46%de todaaproduçãodoparque impressor nacional. Outravan-
tageméqueestasembalagensatendemasdemandasdosconsu-
midores, ou seja, a preservação ambiental. Afinal, sua produção é
sustentável, pois utilizamatéria-prima renovável, 100% reciclável
pós-consumo e biodegradável.
Atençãoparaademandadigital
Lucas Avelino, gerente comercial da Ibema, fala que em um ano
como o de 2015, onde os cenários político e econômico lançam
grandes desafios, a Ibema analisa a hipóteses deste segmento.
“Sabemos que a demanda para papel cartão no segmento digital
ainda é pequena no Brasil, porém com fortes tendências de cres-
cimento. Não vemos a necessidade de criar novos produtos, pois
conforme alguns testes já realizados, nossa linha atual roda sem
problemas”, garanteAvelino.
Leonardo Grimaldi, diretor comercial da Unidade de Negócio Pa-
pel da Suzano Papel e Celulose, aposta no leque de produtos: “O
portfólio de papel cartão da Suzano é um dosmais completos do
mercado e atende às mais diversas aplicações. Para garantir a
manutenção desse posicionamento, a Suzano está sempre atenta
às novas demandas domercado e realiza estudos periódicos so-
bre o tema para entender se existe a necessidade de alterações
em seuportfólio.”
DeacordocomAldinir doNascimento,gerentecomercial segmen-
to papel cartão daMDPapéis, a empresa ainda não dispõe de um
produto específico para esta aplicação, porém, este tema é trata-
docom frequênciapelaáreadedesenvolvimentodeprodutos,que
não vislumbra grandes obstáculos para adaptar o seu produto no
momento oportuno.
Destaques
Conforme Nascimento, aMD Papéis, apesar de uma redução das
expediçõesem2014,de3,2%, expediu4,7%amaisempapel car-
tãocomparadocom2013. “Aempresaé reconhecidapelo forneci-
mentodepapel cartão recicladodealtaperformance,produtoque,
apesar da alta concentração demateriais reutilizados, se diferen-
cia dos outros disponíveis no mercado por seu comportamento
nos processos de impressão e acabamento, além de carregar em
seuDNAum forte apelo ambiental”, explica.
Já a Suzano, em 2014, obteve um aumento de 3,3% nas vendas
de papel cartão no mercado interno, que totalizaram 174 mil to-
neladas e representaram 70% das vendas totais neste segmento.
“O principal foco de desenvolvimento tecnológico no segmento
de papel cartão está atrelado à estrutura e apresentação do pro-
duto para garantir embalagens melhores e maior produtividade
gráfica. Nesse quesito entra a elevação da rigidez sem aumento
dagramatura, por exemplo.Atualmentea linhacontacomasmar-
casSupremoAltaAlvura,SupremoDuoDesign,Royal,TPWhite,TP
WhitePharma,TPPremium,ArtPremium,Super6PluseExtrakot”,
citaGrimaldi.
Cassiano Geraldo Castanho, gerente de vendas - Bonet Divisão
Papéis, destaca oBoncard, que é um cartão versátil, capaz de ser
LucasAvelino,gerentecomercial da Ibema:
“Sabemos que a demanda para papel cartão no
segmento digital ainda é pequena noBrasil, porém
com fortes tendências de crescimento. Não vemos a
necessidade de criar novos produtos, pois conforme
alguns testes já realizados, nossa linha atual roda
sem problemas.”
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