Revista Graphprint - Edição 154 - page 30

Equipamentos Promocional / Editorial
GRAPHPRINT MAIO 15
30
Brasil importouainda impressãode livrose revistasdeHongKong
(15%) edosEstadosUnidos (13%). EspanhaeSuíça responderam,
respectivamente, por 20% e 11% das embalagens compradas no
exterior. E os cartões importados vieram, sobretudo, de Estados
Unidos (42%), Suíça (27%) e França (11%).
Nota-se, portanto, um segmento sadio que tem novas oportunida-
despara seremexploradasno campoda leitura.Aqui entrao caso
dos dois vendedores que foram para a África vender chinelos: um
voltou dizendo que por lá ninguém usava chinelo, que omercado
eraumaporcaria; ooutrovoltoudizendoque iria investir,poispou-
ca gente, felizmente, usava chinelo.
Nesse sentido, Sousa adianta que aAgfa acredita que a sua tecno-
logia inkjet pode ajudar a valorizar detalhes e produtos editoriais,
como,porexemplo,capasde revistaspersonalizadasoucomefeitos
de impressãocomplementarescomoa impressão lenticular.“Parao
editorial aameaçados e-readers ee-books, aliadaao formatoweb
de tablets e dispositivos móveis, é maior, mas todos irão ter sua
participação demercado e conviverão cada uma com sua fatia de
mercado.Ademandapor editorial cadavezmaisprocura tambéma
tecnologiadigital, quepermite tiragensmenores, regionalizaçãode
produtos, entre váriasoutras vantagens”, avaliaSousa.
Coelho citaomodeloV3000TP, queoferecequalidadedeoffset pla-
naeprodutividadedeoffset rotativa:“A tecnologiaTranslinkpermite
a impressão frente e verso sem a virada da folha, pinça única eli-
minando asmuitas limitações dos sistemas com reversão tradicio-
nal. Apresenta velocidade de 16.200 folhas por hora e tecnologia
LED-UV disponível. Outra grande opção é omodelo 920 oito ou dez
cores, no formato 64 x 92, perfeito para 90% da produção e com
uma reduçãodecustosignificativa.Tambémdisponível comLED, já
é sucessonoBrasil”, contaogerentegeral daFerrostaal.
No segmento de impressão offset focado nomercado editorial, o
Grupo Furnax lida com a linha de equipamentos Komori e a tec-
nologia HUV, que é o UV com baixo consumo de energia. “Esse
sistema é consolidado emmais de 500 equipamentos ao redor do
mundo e tem como algumas de suas característicasmais impor-
tantes aeficiênciaenergéticaeapreocupação comoambiente. O
equipamento faz a cura imediata, proporcionamenor consumode
tinta e desperdíciomínimo para acerto de trabalho, sendo neces-
sárias apenas 20 folhas, dizNakagawa.
No caso do editorial em folha, a grande vantagem, ao se pen-
sar numa impressora frente e verso com reversão tradicional, é
a ausência de chapas do contrapressão (jackets) uma vez que o
material já estará curado e seco, pronto para a entrega. “Além
disso, podemos destacar oKomori SP, equipamentoquepermitea
impressão frente e verso sem reversão, ou seja, economizapapel,
uma pinça a menos, menor índice de manutenção, ausência do
sistema de reversão tradicional,maior velocidade produtiva, pois
a reversão tradicional limita a velocidade,menor tempo de setup,
etc. Para finalizar, ressaltamos a tecnologia HUV aplicada em of-
fset rotativa, com alta produtividade com cura imediata e, omais
importante,máquina 1/3mais curta, pois não utiliza o forno (heat
set) tradicional”, detalhaNakagawa.
CaioNakagawa,gerentedeprodutosdoGrupoFurnax:
“Nãovejoasmídiasdigitaiscomo inimigadeste
mercado.Pelocontrário,elaspodemserumgrande
aliadodomaterial impresso, tendoopromocional digital
comocomplemento.Éevidentequeomarket share
diminuiu,masvale ressaltarqueoaumentodovalor
agregadoéocaminhoparaasgráficaspromocionais.”
JanioCoelho,gerentegeral daFerrostaal:
“Há 10 anos, as tiragens estão baixando e
avisando gradativamente tanto aos gráficos
quanto aos fabricantes.Alguns enxergaram e
outros demoraram a perceber, impactando em
resultados e tornandomais difícil a retomada.
Os fabricantes de impressoras que estiveram
atentos a este sinal desenvolveram a tempo
novos conceitos de construção e integração.
Aqueles que não fizeram adaptações
estão sentindo dificuldades de atender na
prática o que amudança demercado exige
atualmente.”
1...,20,21,22,23,24,25,26,27,28,29 31,32,33,34,35,36,37,38,39,40,...60
Powered by FlippingBook