Revista Graphprint - Edição 168 - page 34

SUSTENTABILIDADE
GRAPHPRINT AGOSTO 16
34
Indústriamantémprogramade
reciclagemde autoadesivopara
ajudar clientes a cumprir lei federal
NOVELPRINTAPRIMORAPROGRAMADERECICLAGEMDE
LINERQUETAMBÉMGERARECEITASPARAEMPRESAS
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (número 12305/2010), as in-
dústrias são responsáveis pela destinação adequada dos resíduos oriundos de sua
produção, e caso não cumpram esta determinação  recebemmultas e punições. Mas
antesmesmo disso se tornar uma obrigação, a sempre inovadora Novelprint – pioneira
na fabricaçãode rótulosadesivos, comsoluçõescompletase integradasem rotulagem–
buscou caminhos pensando em produzir com eficiência, sem afetar omeio ambiente e,
claro, trazendobenefíciosaos clientes.
Em 1982, a indústria desenvolveu uma tecnologia que substituiu o liner (suporte des-
cartável do adesivo) depapel siliconadopor outro feito comBOPP, que é100% reciclá-
vel. “Ele tem outras vantagens: não solta pó; não absorve micro-organismos; é mais
fino, oquepermite termais rótulospor rolo; temmaior lisura, oqueo tornaperfeitopara
rótulos transparentes; émais fácil de aplicar em alta velocidade e o preço é similar ao
liner depapel siliconadocomum”,detalheGuidoRaccah,diretor comercial daNovelprint.
Hoje, 95%dosadesivosproduzidospelaNovelprint utilizam liner deBOPP.
Em2006,a indústria foi aléme lançouoProgramadeReciclagemdeLiner deBOPP. Rac-
cah explica: “Oferecemos aos clientes a
possibilidadede recomprado liner, tirando
deles a responsabilidade de reciclar. Nós
enviamoseste resíduoaumaempresaque
o recicla e transforma emmatéria-prima
para a confecção dos mais variados pro-
dutos, comovasos, réguas,pastas,bande-
jas e estojos, entre outros itens. E omais
importante: geramosempregoe renda.”
De acordo com o diretor, o programa de
reciclagem de liner é, sim, um diferencial
competitivo. “Empresas com consciência
ambiental fazem questão de utilizar o li-
ner de BOPP. Muitas aderiram e apoiaram
anossa iniciativaantesmesmodaPolítica
Nacional de Resíduos Sólidos”, reforça.
“Todososclientes recebemumcertificado
dedestinação,uma formaqueaNovelprint
encontroudemostrar aoclienteparaonde
foi o liner queestavanaempresa.”
Raccah vê o programa de reciclagem de
liner como um dever da Novelprint en-
quanto indústria.“Oúnico reconhecimen-
to que procuramos com esse projeto é a
real conscientização das pessoas em re-
lação à geração de resíduos com respon-
sabilidade”, reforça. No entanto, este pro-
cesso foi sim reconhecido mundialmente
pelaAssociaçãoMundial paraosFabrican-
tesdeEtiquetasAutoadesivaseProdutose
Serviços Relacionados (FINAT) no prêmio
anual Label Industry Global Awards de
2011,nacategoria InovaçãoContínua. “Na
categoria, são avaliadas as inovações de
determinada empresa no período de dez
anos e este projetomuito contribuiu para
estapremiação”,finalizaodiretor.
1...,24,25,26,27,28,29,30,31,32,33 35,36,37,38,39,40,41,42,43,44,...68
Powered by FlippingBook