Revista Graphprint - Edição 168 - page 33

GRAPHPRINT AGOSTO16
Panorama
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NEGOCIAÇÕESCOLETIVAS
O consultor jurídico da Abigraf, Sérgio Juchem, fez uma ampla
análise das estratégias de negociações coletivas de trabalho em
momentos de crise. Em sua apresentação expôs que as negocia-
ções coletivas anuais nunca são idênticas, especialmente porque
opaísapresenta riscosdeestabilidadeeasmudançassão,muitas
vezes, imediatas. “Háuma crise comnovo conteúdoético, político
eeconômico,queexigeposturadiferente”,disseele. ”Nãosesabe
quando a situação vai arrefecer ou ser superada, e não há uma
definição clara do que vai acontecer.”
Segundoele, ahoraédecautelaeasnegociações têmoutro foco:
“Lutar para manutenção de empregos.” O palestrante encerrou
suaparticipaçãoadmitindoquenãohámuitasperspectivaspolíti-
cas concretas para o futuro.
Representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a
gerente de desenvolvimento associativo, Camila Cavalcanti, ar-
gumentou que há grandes desafios no momento. O primeiro é a
crise de confiança. “Nosso desafio é gerar confiança em nossos
interlocutores e nos nossos públicos de interesse”, informou. Ca-
mila salientou que há oportunidades no espaço de atuação dos
sindicatos empresariais. “O caminho é ter mais proatividade na
buscadenovosassociados.Temosque termaiseficiêncianages-
tão e atuação.É preciso bater à porta da indústria e é necessário
destacar um executivo especializado para atuar, visitar emostrar
o valor do sindicato para a indústria”, recomendou.
VISÃO INTERNACIONAL
do setor. “Cerca de 60% da edição digital em cores contém hoje
versões personalizadas”, observou. Esse consultor americano,
com experiência no mercado brasileiro, comentou que o empre-
sáriográficoprecisa agregar valor para seus clientes eque se ele
continuar fazendo apenas o que tem feito não vai ter um grande
futuro. “É preciso se preparar para ganhar com estratégias dife-
renciadas”, receitou ele. ParaSwope énecessário formular ações
para crescimento e ter capacidade para expandir, além de imple-
mentar rapidamente o que adotou para a empresa. O especialista
enfatizou que o planejamento do retorno sobre investimento (ROI)
é a razão do negócio. “O sucesso diante da crise e realidade bra-
sileiraéplanejar parao futuroenãosó reagir aquestõessituacio-
nais. O caminho para obter ou aumentar lucro é o valor agregado,
porque serviços commais valor representam crescimento. É pre-
ciso novos serviços para cobrarmais caro”, justifica.
SEGURANÇANO TRABALHO
O consultor de empresas Randall Swope, da Gimbel &Associates,
em sua fala no 4º Encontro, constatou que tem havidomudanças
nomercado gráfico. Dentre asmais expressivas estão o aumento
dos custos indiretos, como impostos, o aparecimento de compe-
tidores não tradicionais e a redução de volumes de impressões,
além de outras. Asmudanças no cliente sinalizam o crescimento
do volume de embalagens de baixa tiragem, o fortalecimento do
marketing um a um, e a customização entre novas possibilidades
Tratando de aspectos mais especializados do setor, o presiden-
te da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), Cláudio
Barone, falou da Norma Regulamentadora Nº 12, que trata da se-
gurança no trabalho em máquinas e equipamentos, e que está
discussãonaFiesppara verificar a inclusãodeumanexodo setor
da indústria gráfica. Um texto deve ser encaminhado em breve
para uma comissão nacional tripartite temática do Ministério do
Trabalho afimde incluí-lo na norma.
As dicas jurídicas para evitar condenações foram o tema do juiz
do trabalhoMarlosMalek. Na apresentação, contou que há casos
no setor gráfico de hostilidades ao empregador. Disse, ainda, ser
preciso certos cuidados, como nos momentos da contratação e
nosperíodosdeexperiência. Éconveniente, segundoele, ter aten-
ção com as horas extras e sistemas de compensação, bem como
intervalos para descanso, fatos que podem gerar processos judi-
ciais. São necessários cuidados no que diz respeito ao acúmulo e
no desvio de função quanto às horas extras e o trabalho externo.
Funções de confiança não podem receber horas extras,mas pre-
cisam ser bem caracterizadas. Se o empresário permitir apelidos
dentroda empresa ou chamar atenção empúblico, tem a possibi-
lidade de passar por adversidades no âmbito jurídico.
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