Revista Graphprint - Edição 168 - page 37

GRAPHPRINT AGOSTO16
CtP
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e lucrativas, as gráficas precisam buscar essas margens dentro
da própria empresa. E com a família de CtPs Suprasetter, da Hei-
delberg, e toda a automação que ele possui, conseguimosmostrar
paraosclientesa revoluçãoqueumequipamentodepré-impressão
pode trazer para uma gráfica. Através da furação de pré-registro
do Suprasetter , o acerto émuito rápido, fazendo com que nossos
clienteseconomizempapel, tinta, energiaelétricae tempo.”
Kenneth Theodos, gerente de produto para Europa eAméricas da
Kodak, fala que a empresa prossegue apostando e investindo na
plataforma de chapas digitais Sonora, livres de processamento.
“Atualmente, hámais de 3mil usuários em todo omundo. A linha
Sonora elimina por completo o uso de processadora, reduzindo
custos e impacto ambiental. Sustentabilidade é outro item críti-
co para nossa empresa. A última geração da Kodak Trendsetter
Q400/800 e AchieveT400/T800 possui, entre seus recursos, um
sistemade resfriamentoqueofereceeconomiadeenergiade30%
a 80%. Outro ponto de destaque é a tecnologia óptica. Trata-se
de um sistema que assegura alta resolução na gravação de ima-
gens, garantindo padrões de qualidade de impressão equivalen-
tes a resoluções que vão de 4800 a 5080 dpi, para toda a família
Trendesetter. Com isso, podem-se reproduzir, com alta qualidade,
detalhesmínimos, como texturas, linhas oumicroimpressões que
seriam impossíveis de discernir a olho nu”, falaTheodos.
Vlamir Marafiotti, gerente de Produto – Agfa Gevaert do Brasil,
comentaqueomercadográficoestápassandopormomentos de-
licados aliado a forte crise política e econômica, além da reestru-
turaçãodosegmentoquedivideaatençãocomoutras tecnologias
como internet e impressão digital. “Os investimentos voltados
para CtP ficam nestemomento por conta da real necessidade de
trocaouprojetosqueenvolvemautomaçãoeaumentodeproduti-
vidade”, acredita o executivo daAgfa.
DESTAQUES
O gerente de produto para Europa e Américas da Kodak, diz que
“desde que a Kodak criou a tecnologia de laser térmico para CtP,
há20anos, aempresa comercializoumais de20mil unidades em
todo omundo. Esse feedback positivo do cliente é parte de uma
estratégiade longoprazoqueenvolveparceriasparaqueaKodak
possa prosseguir desenvolvendo novos padrões de velocidade e
automação para seus clientes, assegurando que estes obtenham
osmelhores resultados através de alto valor agregado.”
TheodosargumentaqueoportfóliodeCtPKodakenvolveas linhas
Trendsetter eMagnus, que atendem à demanda desde pequenas
gráficascomoperaçõesmanuaisatégrandesgráficascomopera-
ções totalmenteautomatizadas. “Entreosúltimos lançamentosda
Kodak está a linha entry-level KodakAchieve, que oferece a qua-
lidade da tecnologia CtP Kodak aliada a um customais acessível.
É um equipamento que, rapidamente, vem se estabilizando como
opção tecnológica nomundo todo”, explica.
AKodak anunciou naDrupa novidades para suas linhas deCtP, as
Nos últimos anos, a indústria gráfica vive algumas convergências
de gráficas tradicionais rumo à impressão de embalagens e à im-
pressão digital. Esse movimento instiga o fabricante de equipa-
mento a acompanhar e lançar recursos inéditos.
Por isso, no campo da pré-impressão,mais precisamente falando
de equipamentos de CtP, há um cenário evolutivo. Ao ampliar seu
radar de atuação, as gráficas trazem aos fabricantes de CtPs de-
mandas cada vezmais diversificadas, como impressão lenticular
ou microimpressão, importante para impressos de segurança ou
embalagens especiais.
O CtP, um processo computadorizado de gravação das chapas,
permite que amesma seja gerada diretamente de um arquivo di-
gital,semanecessidadedaproduçãodeum fotolito intermediário.
Comprovadamente, este processo também garante o aumento da
qualidadefinal da imagemgravada. Issodeixa a imagemperfeita,
pois no CtP existe umamaior gravação de pontos por centímetro
quadrado, aumentando a definição dos elementos gráficos.
Em funcionamento,osCtPspossuem trêsetapas:separaçãodeco-
res, exposição damatriz e revelação. Para efeito de comparação,
o antigo processo apresentava oito etapas: separação de cores,
produção do filme, revelação, produção do filme total,montagem
dofilme namatriz, exposição, arquivamento dofilme e revelação.
TENDÊNCIAS
Marcelo Henrique, supervisor de produto CtP e digital da Heidel-
berg, quando indagado se a tendência domercado gráfico passa
peloaumentodo investimentoemequipamentosdeCtP,diznão ter
dúvidaquesim:“Vivemosummomentoemquecadavezmaisnos-
sos clientes sofrem com adiminuiçãodas tiragens e commargens
de lucro cada vez mais apertadas. Para tornarem-se competitivas
VlamirMarafiotti, gerente deProduto–AgfaGevaert doBrasil:
“Os investimentos voltados paraCTP ficam neste
momento por conta da real necessidade de troca
ou projetos que envolvem automação e aumento
de produtividade.”
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