Revista Graphprint - Edição 160 - page 21

GRAPHPRINT NOVEMBRO15
Empresa emDestaque
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de controle de qualidade, de alta precisão, e normas de qualida-
deadotadas, compadrões internacionais, levaramas gráficas em
todo o planeta a um nível de qualidademuitomais alto do que se
via 20 anos atrás.
O desenvolvimento tecnológico das tintas acompanhou essa ten-
dência. Mais qualidade e consistência para atender às novas exi-
gências de velocidade de impressão e expectativas de qualidade.
Novos sistemas de secagem, novos sistemas de cura, novas exi-
gências de sustentabilidade, etc.
Atualmente, o mercado gráfico mostra-se altamente competitivo
enãohámais espaçopara falhas. Nesteambiente, fabricantesde
tintas, como o hubergroup, precisam oferecer aos clientes pro-
dutos que entrem em máquina e simplesmente funcionem. Ter
agilidade para entregar no prazo
que o cliente necessita, cada vez
mais curto. Ser consistente e ser
inovador! Acreditamos que o hu-
bergroup, neste contexto, vem fa-
zendo um bom trabalho. Por esse
motivo vem sendomuitobemava-
liado por seus clientes no Brasil e
em todo omundo.
GRAPHPRINT: O hubergroup
pretende fabricar insumos em
solo brasileiro?
Richard Möller:
A estratégia do
hubergroup é fabricar seus pro-
dutos em grandes plantas-mãe
e distribuí-los para todos os con-
tinentes. Dessa forma otimiza
suas linhas de produção, garante
a melhor consistência e máxima
qualidade às tintas. Assim conse-
guimos ter o mesmo padrão de qualidade em qualquer país e,
ao mesmo tempo, manter custos adequados para ter competiti-
vidade. Há, contudo, dezenas de plantas industriais distribuídas
estrategicamenteem váriospaíses, comoéocasodoBrasil, onde
temos três unidades de produção.
Produzimos no Brasil tintas e cores especiais, a partir de bases
e sistemas de vernizes fabricados nas plantas-mãe, quase todos
a partir de matérias-primas fabricadas pelo próprio hubergroup.
Somos um dosmaiores fabricantes de pigmentos domundo, por
exemplo. Dessa forma, atendemos o mercado de cores spot e
pantones comumaconsistênciaeagilidadequenosdestacanes-
te segmento.
Não vemos sentido na fabricação de tintas no Brasil, pois não há
pigmentos e outrasmatérias-primas nacionais adequados para o
padrão de qualidade exigido pelo mercado. Importá-los para fa-
bricar localmente só faria sentido se o ‘custo Brasil’ fosse mais
baixoouonível dequalificaçãodamão-de-obra fosse superior ao
que temos no exterior. Hoje não vemos viabilidade de fazer tinta
padrão hubergroupnoBrasil.
GRAPHPRINT: OquesignificaparaaHostmann-SteinbergBrasil
completardezanosnopaís?Quaissãoasmetasdaempresa?
RichardMöller:
No Brasil, a empresa foi constituída em novem-
bro de 2005,mas somente iniciou suas atividades comerciais em
abril de2006.AntesdissoasmarcasHuber eHostmann-Steinberg
estiverampresentes pormeio de representantes.
Considerando os 250 anos da fundação na Alemanha, dez anos
parecemuito pouco. Mas foram dez anos de conquistas, ganhan-
domercadopassoapassoe sempre com focono cliente. Normal-
mente nossos clientes expressam satisfação pelomodelo huber-
group, aliando bons produtos e serviços. Mais importante do que
sermos grandes é termos esse reconhecimento. Queremos ser o
parceiro preferido de nossos clientes, e sabemos que só alcança-
remos issocombonsprodutoseserviçodequalidade.Temosmais
planos de crescimento,mas com consistência.
Há muitos investimentos que estão sendo feitos nas unidades
industriais do hubergroup Brasil. Na planta de São Bernardo do
Campo (SP), especializada nos produtos offset e UV, inaugurare-
mos agora em novembro um novo sistema dosador Tecos-Bruhin
TYP V/44, de fabricação suíça. Já temos o reconhecimento do
mercado pela qualidade e agilidade com que produzimos cores
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