Revista Graphprint - Edição 160 - page 31

GRAPHPRINT NOVEMBRO15
Mercado editorial
31
GRAPHPRINT: Como a empresa se
preparapara lidar comperfisdistin-
tos de leitores?
Carpenter:
Temos editores especia-
lizados em cada área editorial para a
produção de livros nacionais. Também
dependemos de relacionamentos com
editores e agentes fora doBrasil para a
aquisição e adaptação de títulos espe-
cíficos para cada tipo de perfil.
GRAPHPRINT:Mundialmenteavenda
de e-book, por exemplo, não alcan-
ça números expressivos. A empresa
apostou neste modelo de negócio
recentemente?
Carpenter:
Temos cerca de 200 títulos
disponíveis em e-book, inclusive todos
os nossos best-sellers e lançamentos.
Aprendemos a fazer a conversão técnica
eadivulgaçãodesses títulos,masomer-
cado nacional de e-books ainda é tími-
do. Continuaremos disponibilizando e-
-books,masqualquer retornosobreeste
investimento só viráem longoprazo.
GRAPHPRINT: Há investimentos pro-
gramados daqui em diante?
Carpenter:
O maior investimento em
curso na Mundo Cristão é a tradução
de uma nova versão da Bíblia Sagra-
da. Um grupo de tradutores e revisores
vem trabalhando neste projeto desde
2010. Lançaremos a Bíblia em 2016,
com uma tiragem inicial de centenas
demilhares de exemplares.
GRAPHPRINT: Quanto gera de im-
pressão a EditoraMundo Cristão? O
parque gráfico foi atualizado recen-
temente?
Carpenter:
Nos últimos 2, 3 anos, te-
mos impresso entre 2,5 e 3milhões de
exemplares por ano. Nunca tivemos
parque gráfico: preferimos contratar
esses serviços das melhores gráficas
do Brasil e, para impressão especiali-
zada, tambémdaÁsia.
MarkCarpenter,presidentedaMC: “Omercadoeditorial noBrasil é idiossincráticoedesigual.
Apresentagrandesoportunidadesàprimeiravista,massócompensaparaeditorasquecultivam
visãode longoprazoequeadministramseusempreendimentoscomaflexibilidadeexigidapela
incertezaquepredominaemmercadosemergentes”.
GRAPHPRINT: A empresa conseguemanter um ritmo de crescimento?
Carpenter:
AMundo Cristão cresceumuito nos últimos dez anos. Em 2015, devido à crise
que atinge todo omercado e o nosso setor, o foco não está no crescimento,mas na conso-
lidação.
GRAPHPRINT: Qual sua visão sobre omercado de impressão digital? O presente e o
futuro do setor gráfico estão intrinsicamente ligados aomodelo digital?
Carpenter:
Creio que as gráficas que conseguirem oferecer um bom serviço de impressão
por demanda terão vantagemcompetitiva sobreasque trabalhamde forma tradicional. Uma
combinação de rotativas, planas e por demanda, serve amaior parte das necessidades das
editoras noBrasil.
Omercado editorial noBrasil é idiossincrático e desigual. Apresenta grandes oportunidades
àprimeiravista,massócompensaparaeditorasquecultivamvisãode longoprazoequead-
ministram seus empreendimentos com a flexibilidade exigida pela incerteza que predomina
emmercados emergentes.
“Nosso diferencial é o foco constante sobre as necessidades reais
do leitor.O catálogodaMundoCristãoé compostodeobras sobre
espiritualidadee significado, áreas de conhecimentoe inspiração sobreas
quais nossos leitores definem sua identidadee consolidam seus objetivos
de vida.Haverá sempremercadopara livros que, de fato, ajudemos
leitores noprocessopositivode transformaçãode valores ealvos.”
1...,21,22,23,24,25,26,27,28,29,30 32,33,34,35,36,37,38,39,40,41,...60
Powered by FlippingBook