Revista Graphprint - Edição 141 - page 19

GRAPHPRINT MAR 14
Ferramentas para Web To Print
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Segundo dados da NetView Nielsen Ibope, 37,9 milhões de pessoas passaram por serviços do
tipo e-commerce durante novembro de 2013. Um resultado que representa 63,3% de todos
os usuários de internet no período. O crescimento é de 5% em relação ao registrado no mês
de outubro de 2013.
Ainda de acordo com a pesquisa houve aumento também nas médias de utilização, com cada
internauta passando em média duas horas conectado a sites de e-commerce e visualizando
cerca de 150 páginas.
De maneira geral, o total de usuários de internet no Brasil cresceu 7% em novembro de 2013.
Hoje, são 59,9 milhões de pessoas acessando a rede de casa ou a partir de computadores no
ambiente de trabalho. Em relação ao ano passado, o crescimento é de 12%.
Aumentou consideravelmente, também, o total de pessoas com acesso à internet em casa.
O número chegou a 80,8 milhões, crescimento de 16% em relação ao que foi registrado em
2012.
Evidentemente estes números não refletem a demanda proveniente do web to print, mas
indicam que nenhuma empresa pode se ar o luxo de dispensar este filão. E as gráficas não
podem estar de fora, definitivamente. .
Fátima Bana, mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA (EUA) e certificada
EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL, atua há 10 anos
em estratégia e inteligência de marketing digital e offline no varejo, fala um pouco sobre a sua
experiência neste nicho. “Participei de uma pesquisa internacional sobre o nosso mercado
online, para uma universidade americana, e tivemos um resultado bastante positivo e sur-
Fátima Bana, mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA (EUA) e certificada
EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL, atua há 10 anos em
estratégia e inteligência de marketing digital e offline no varejo:
“Temos muita informação na internet, mas as ferramentas ainda são
muito caras, e tirar as informações da tela, para a efetiva estratégia vem
sendo um grande desafio.”
Sean Maximo, analista de marketing da Konica Minolta:
“O fato de querer investir não é o que determina, pois temos que
saber, como fornecedores, se o ambiente e o tipo de trabalho exigem
ou suportam um sistema web to print.”
preendente, quando falamos sobre a integração
de canais. Isso porque os grandes players têm
feito uma excelente lição de casa no pós-venda,
e o exemplo vem sendo seguido pelos pequenos
players, guardadas as devidas proporções. Isso
acaba remetendo à necessidade da integração
de canais”, avisa.
De acordo com Fatima, o big data é outro fator
que compromete a nossa felicidade em 2014.
“Temos muita informação na internet,
mas as ferramentas ainda são muito
caras, e tirar as informações da tela,
para a efetiva estratégia vem sendo
um grande desafio. Todas as lojas onli-
ne, sites e tudo mais, hoje, pensam em
mobile como grande sucesso para 2014,
e acho que deve ser mesmo. Cada vez
mais o consumidor vai se conectar por
dispositivos móveis, para trabalhar, se
relacionar e comprar. Mas como men-
suramos resultados? Ainda não temos
ferramentas suficientes para isso, e os
valores de implantação daquelas que
existem são altos, sem ainda provar os
resultados nas mídias, por exemplo. E
quando pensamos em mídia, falamos de
target. Mas como vão nos apresentar os
resultados?”, ressalta.
Ao contrário do que muita gente pensa
é necessário fazer investimentos para
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