Revista Graphprint - Edição 141 - page 20

Ferramentas para Web To Print
GRAPHPRINT MAR 14
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fazer parte do mundo digital. O marketing
digital também não é de graça, ferramen-
tas como Google AdWords, Facebook Ads,
banners e e-mail marketing têm um custo e
exigem técnica e conhecimento para serem
usadas de forma eficiente.
E quando decidir entrar na rede, entre de
forma pragmática. Lançar o seu negócio
sem que ele esteja devidamente amadu-
recido e tecnicamente estruturado é um
aporta aberta para o modelo ser copiado
por uma equipe mais competente. Assim, a
vantagem do pioneirismo vai embora.
À demanda virtual da impressão
Remetemos então o assunto ao negócio da
indústria gráfica. Temos, é verdade, muitos
cases de varejo que registram expressivos
volumes de vendas. Resta aos gráficos in-
vestir em soluções customizadas, afinal,
por onde se vende varejo se comercializa
também produtos impressos e customiza-
Osmar Barbosa, gerente geral EPS América Latina:
“Quando a empresa pensa no mercado web to print, deve se
certificar de que é aquilo mesmo que deseja, uma vez que a solução
causa um impacto importante no operacional da empresa.”
dos. Para Sean Maximo, analista de marketing da Konica Minolta, o primeiro passo é
entender a necessidade de implantação e investimento do cliente. “O fato de ele querer
investir não é o que determina, pois temos que saber, como fornecedores, se o ambiente
e o tipo de trabalho exigem ou suportam um sistema web to print”, frisa.
Osmar Barbosa, gerente geral EPS América Latina, avisa que o web to print é um mo-
delo diferenciado de negócio, é um e-commerce onde as gráficas captam pedidos pela
internet e o marketing digital é importantíssimo para conseguir audiência. “A produção
também se transforma, pois os trabalhos que chegam são variados e pedem tiragens
menores. Quando a empresa pensa no mercado web to print, deve se certificar de que
é aquilo mesmo que deseja, uma vez que a solução causa um impacto importante no
operacional da empresa”, explica.
Barbosa argumenta que o web to print possui dois modelos diferentes de negócios: “Um
é o web to print B2C, que é quando a empresa vende diretamente para o consumidor
final, onde há grande quantidade de pedidos e a maioria das gráficas ainda não está
preparada para isso. Já no segundo modelo, a web funciona como um facilitador de ne-
gócios para as empresas B2B, por conta disso, a maioria das gráficas se adapta melhor
ao segundo modelo, já que está mais próximo do que as empresas já fazem.”
A implementação de um sistema cabal de web to print envolve mais do que apenas as
ferramentas para vendas de serviço de impressão online. “Pode envolver integração com
sistemas de cobrança, programação de produção, aprovação remota etc. A Kodak possui
serviços profissionais que guiam o cliente para a implementação completa do sistema,
para que possa usufruir plenamente os benefícios da integração entre sistemas e o
retorno sobre o investimento”, diz Enio Zucchino, gerente de marketing para segmento
comercial – América Latina da Kodak.
Enio Zucchino, gerente de marketing para segmento comercial – América Latina da Kodak:
“A principal mudança é cultural, cuja preocupação principal deve
ser facilitar a vida do cliente e aumentar a integração entre cliente e
prestador de serviço.”
Karina Escobar, diretora da Calcgraf, fala
que a empresa tem como apoiar as em-
presas que almejam usufruir, aproveitan-
do-se do que as novas tecnologias po-
dem oferecer ao seu negócio. “Melhoria
na comunicação com seu cliente, atendi-
mento das necessidades de seu público
alvo, fidelização dos clientes estratégi-
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