Revista Graphprint - Edição 171 - page 40

ARTIGO
GRAPHPRINT NOVEMBRO 16
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- Garanta que as bases escolhidas sejammonopigmentadas, pois
isso lhe proporcionará formular tintas com poucos pigmentos,
com altapureza tonal e vastogamut de cores, alémde evitar pro-
blemas técnicos (metameria) e de desempenho;
•Dê preferência para um sistema de bases com alto poder tinto-
rial, permitindo atingir asmais variadas cargas e intensidades de
cor, com alto rendimento;
• Utilize um sistema de bases completo,
que tenha um portfólio com várias
opções de resistências (luz, ál-
calis, álcool, etc.), inclusive
que permita formular tintas
para vários tipos de apli-
cações com o mesmo
set de bases, como,
por exemplo, offset
convencional,
foil,
para pós-impressão
em dados variáveis,
baixo odor, etc.
PROJETANDO
UMAESTAÇÃO
DEMISTURADE
TINTAS
A seguir uma descrição
básica de alguns fatores a
serem considerados para esta-
belecer uma estação de misturas
numa gráfica:
LOCALIZAÇÃO
Aáreaa ser escolhidapara instalaçãodaestaçãodeveestar loca-
lizada próxima das impressoras,mas separada do ambiente grá-
fico propriamente dito. Ideal que as paredes sejam de cor branca
neutra e iluminação neutraD50de acordo com ISO 3664.
Ouso de cores especiais nos impressos sempre foi utilizado. Atu-
almente é muito comum o cliente final requerer alguma tonali-
dade Pantone ou Corporativa. As gráficas têm que se adaptar a
essa necessidade emuitas vezes solicitar tais tonalidades para o
fornecedor de tintas,quedeve,namaioriadoscasos,atender-lhes
commáxima eficiência e eficácia.
Os critérios para se decidir investir numa estação
de mistura na gráfica ou adquirir as tintas
diretamente do fornecedor normal-
mente são: distância do fornece-
dor para a gráfica, tempo hábil
entre compra da tinta e
momento da impressão,
custos com sobras de
tintas, etc.
Este artigo visa aju-
dá-los nessa tomada
de decisão, com di-
cas importantes no
caso de se investir
numa central demis-
turas na gráfica.
BASES
Um dos principais cri-
térios quando utilizada
uma estação de mistura de
tintas em uma gráfica é a es-
colha correta das tintas básicas a
seremutilizadas.
Essas tintasbásicasdevem ter algumasca-
racterísticas para que o projeto seja bem sucedido, ou seja:
• Escolha um sistema de bases confiável, que tenha alto padrão
de repetitividade entre lotes, caso contrário as fórmulas criadas
nunca terão omesmo padrão de tonalidade;
Estaçãodemisturade cores
especiais dentrodeumagráfica
PorRogérioGomes -gerente técnicodohubergroup
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