Revista Graphprint - Edição 171 - page 50

ARTIGO
GRAPHPRINT NOVEMBRO 16
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O levantamento do G1, baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontando
que o maior gasto dos candidatos nas campanhas políticas deste ano refere-se à publi-
cidade commateriais impressos soterra de vez a tese da canibalização entre as mídias,
segundo a qual o eletrônico extinguirá o produto gráfico. Tal insinuação, aliás, jamais teve
base de sustentação em dados concretos e reais. A internet, as redes sociais, os blogs,
os sites jornalísticos da web, os aplicativos e a acessibilidade em celulares e tablets são
avanços fantásticos, criaram numerosas facilidades para a sociedade contemporânea e
democratizaram a comunicação,mas não estãomatando as demaismídias.
Épreciso analisar combom senso e serenidade essaquestão, apartir dedados epesquisas
consistentes, paranão sedivulgarem conceitos e informação demodo leviano e irresponsá-
vel. Distintos estudos, doBrasil edo exterior, abordando apublicidade, omercado editorial e
ouniverso jornalístico, sãocongruentesquantoaodisparatedequeo impresso sucumbirá.
PesquisadosCorreios, realizadaesteanonacidadedeSãoPaulo,mostrouqueamaioriados
2.400entrevistadosconfiamaisnos folhetosemalasdiretasdoqueemqualquer outramídia
como forma de comunicação. Essa é a preferência de 26,3% dos depoentes. Seguem-se:
rádioeTV (25%), jornaise revistas (16,7%),divulgaçãona internet (14,4%) ee-mails (14,1%).
Outro estudo recente, realizado pela Associação Brasileira de Empresas com Rotativas
Offset (Abro), abrangendo universo de 1.027 pessoas, 31 agências de publicidade e 100
empresas varejistas de todo o país, demonstrou: quando quer se informar sobre algum
produto, a maioria da população (56%) vai diretamente ao ponto de venda, o que revela
a importância das embalagens como influenciadoras da decisão de compra; outros 37%
informam-se por meio de folhetos. Na soma das duas alternativas, observamos que 93%
consultam materiais impressos para se orientar sobre o consumo de bens. A pesquisa
tambémmostra que 100% das agências de publicidade recomendam a propaganda em
folhetos e que 88%dos varejistas aderem a essamodalidade.
As duas novas pesquisas corroboram estudos internacionais que comprovam a credibili-
dade da comunicação impressa, como o relatório da American University, deWashington
(EUA), que abordou 300 universitários dos Estados Unidos, Japão, Alemanha e Eslováquia,
concluindo: apesar da ampla disponibilidade de plataformas eletrônicas, como smartpho-
nes, tablets, readers e computadores, cujo uso faz parte da rotina dos jovens, o livro im-
presso seguemuito à frente na preferência dos estudantes para leituras sérias, com92%.
EstudodaNielsenBookScan indicouqueonúmerode livros impressosvendidosnosEstados
Unidos em2014 subiu2,4%, alcançando635milhões deunidades. Segundo especialistas, o
crescimento da venda de livros físicos deverámanter-se nos próximos anos, pois os novos
leitores parecem gostar cada vezmais do papel. ANielsen revela que amaioria dos adoles-
centesentre13e17anosprefereobras impressas.Alémdisso,asvendasde títulosdeficção
para jovensadultos cresceram12%em2014,maisdoqueosdirigidosaosadultos.
Umabobagem chamada
canibalizaçãodasmídias
Pesquisa realizada em2014peloData-
Folha demonstrou que, no Brasil, 59%
dos leitores de livros e56%de revistas
optampelasediçõesconvencionais.No
caso de jornais, 48%preferem acessá-
-los em computadores, tablets e celu-
lares e 46% continuam fiéis às formas
tradicionais. É interessante o fato de
que 80% dos entrevistados brasileiros
afirmaram que ler em papel é mais
agradável do que emuma tela.
Todos esses estudos foram referenda-
dos pelos depoimentos e palestras do
Summit de Comunicação, realizado em
dezembro de 2015, na cidade de São
Paulo,que tevesuasegundaediçãoem
4de outubro passado. Uma frase cirúr-
gica e conclusiva no evento mostrou
ser umabobagemabrigaentre impres-
so e eletrônico e evidenciou a credibili-
dade e importância da tinta sobre o pa-
pel: “Não se constroemmarcas apenas
commídiadigital”. O lúcidodepoimento
é de Sérgio Maria, diretor de parcerias
estratégicasdoGoogle!
*PresidentedaAssociaçãoBrasileirada
IndústriaGráfica (AbigrafNacional) edo
Sindigraf-SP
Por Levi Ceregato*
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52
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