Revista Graphprint - Edição 171 - page 39

GRAPHPRINT NOVEMBRO16
39
ARTIGO
A adoção da impressão digital pelo mercado gráfico brasileiro
deixou de ser apenas uma tendência de mercado. Nos dias de
hoje, principalmente devido à crescente demanda por serviços
personalizados, de baixa tiragem e de alta rapidez, o uso dessa
tecnologia tem se tornado cada vezmais frequente.
Com esse tipo de solução é possível realizar serviços de impres-
sãodosmais variados tiposecriar soluçõesatravésdemídiases-
peciais, como papel transfer, que pode ser aplicado em canecas,
camisetas, azulejos e, atémesmo, emmadeira. Há, ainda, a pos-
sibilidade de trabalhar com gramaturas diferenciadas de papéis,
tipos e cores, com a garantia de uma impressão nítida e sólida.
OUTROSBENEFÍCIOSDA IMPRESSÃODIGITAL INCLUEM:
Agilidade e simplicidade no processo de impressão. A impressão
digital dispensa a produção de fotolitos ou chapas e tem o dife-
rencial depersonalizaçãode impressõese rapideznaentregados
trabalhos. Essa tecnologia, aliada à norma ISO 12647-8, também
permite realizar provas de impressão digital no mesmo equipa-
mento da impressão final, ou seja, é possível com um único equi-
Impressãodigital já éuma realidade
nomercadográficonacional
PorVitor Takenaka*
pamento atender demandas específicas e comuns do dia a dia
das gráficas.
Redução nos custos em tiragens reduzidas. Por ser um proces-
so mais simples, esse tipo de impressão apresenta uma grande
viabilidade econômica para pequenas tiragens. Pode-se imprimir
apenas o que é necessário, garantindo serviços sempre atualiza-
dos e reduzindo, assim, desperdícios commateriais.
Possibilidade de personalização de conteúdo. Com esse tipo de
tecnologia, cada impresso pode ter conteúdo diferente (dados va-
riáveis), o que possibilita uma comunicação individualizada.
Visto que os trabalhos e as demandas estão cada vez mais seg-
mentados e focados na inovação e no diferencial, as impressoras
que atendem a baixa e média tiragens surgem como uma ferra-
menta importante para criar novas oportunidades de negócios
para as gráficas e birôs de impressão. A tendência domercado é
se diferenciar e, por isso, a escolha do melhor equipamento tor-
nou-se essencial para o sucesso ao longo prazo.
*AnalistadeprodutosdaOKI Data
1...,29,30,31,32,33,34,35,36,37,38 40,41,42,43,44,45,46,47,48,49,...52
Powered by FlippingBook