Revista Graphprint - Edição 171 - page 17

GRAPHPRINT NOVEMBRO16
Chapas
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Com o foco direcionado à retomada da demanda por impressos,
os fornecedores estão atentos às necessidades de seus clientes.
Háumacorrentepositivasinalizandoqueomercadoda impressão
está prestes a reencontrar caminhosmais saudáveis. E com isso,
ligamosanecessidadedeconduzir a impressãode forma rentável
e, aomesmo tempo, econômica.
Noâmbitodaschapas, ocaminho inquestionável passapela redu-
çãodecompostosquímicosnodesenvolvimentoenoconsumode
químicos.Ametados fabricantes é cada vezmaisdiminuir custos
aos seus clientes, dando às gráficas condições demelhorarem as
margensde lucro.Assim,asnovasgeraçõesdechapassão funda-
mentadas emquesitos sustentáveis.
Osaumentosdaalfabetizaçãoedo crescimentoeconômico, parti-
cularmentenosmercadosemdesenvolvimento, têm impulsionado
a demanda por volume de impressão. A crescente demanda por
produtos mais sustentáveis tem levado à demanda por chapas
livres do processamento, que eliminam água, energia e uso de
química.Na opinião de Enio Zucchino, gerente de desenvolvimen-
to de negócios para impressão offset – EUA e América Latina da
Kodak, os negócios para o segmento de chapas da Kodak têm
apresentadonúmerosestáveis. “AsvendasdeKodakSonoracres-
ceram incrivelmente rápido, com um aumento de volume de 50%
em2015”, avisa Zucchino.
Imprimir também é ainda umamaneiramuito rentável para distri-
buir conteúdo, e continua a ser um diferencial como meio de co-
municação. “Imprimir é ummeio valioso para aproduçãode livros,
mala direta, UV impressão comercial, impressão digital e embala-
gem. Embora a publicação de livros tradicional tenha sofrido um
declínio inicial devido aos e-readers, esta categoria se estabilizou
como meio de impressão e tem, comprovadamente, apresentado
vantagens,comoaumentara retençãoe reduzira fadigaemcompa-
raçãocoma visualizaçãodigital”, falaoexecutivodaKodak.
Omarketingdireto,que trabalhaemconjuntocomodigital, temse
mostradoumapoderosacombinaçãocomacapacidadedechegar
a todos os lares fisicamente, e conduzir os consumidores a sites
de e-commerce. “Já os recursos de impressão UV acrescentam
benefícios, como um acabamento de alto brilho para cartões de
visita,cartõespostais, folhetoseoutrosmateriais; ummenor tem-
podeesperaparaenviar; eacapacidadepara imprimir sobreuma
variedade mais ampla de substratos. O segmento de impressão
digital também continua a crescer, assim como a demanda por
dados variáveis. Os prazos cada vez menores também são uma
demandacrescentedomercado.Por fim, aembalagem representa
tantasoportunidadescomoummeioparaconter,proteger,preser-
var, transportar e vender produtos, eaomesmo tempo informar os
consumidores ao redor domundo”, detalha Zucchino.
LuizNei Arias, vice-presidente comercial da IBF, avalia que o con-
sumo de chapas não tende a crescer: “A concorrência das mí-
dias digitais tem afetado os mercados de revistas, livros, jornais
e, inclusive, de impressos comerciais. A economia crescendo, o
segmento embalagens cresce, pois este não foi impactado. A im-
pressão digital impacta tambémnomercado offset.”
Já na visão de JulioCesar deOliveira, supervisor do departamen-
to técnico da Antalis, o consumo vai aumentar: “A demanda por
produtos ligados à linha editorial, embalagem e promocional irá
aumentar, pois fatores como educação, ecologia emarketing irão
alavancar a indústria gráficaneste 4° trimestre eno anode 2017.
Produtos impressos ainda possuemmenores custos, são reciclá-
veise têmumaabrangênciamuito fortenaspropagandas.Amídia
digital é um concorrente direto e que tomou uma fatia considerá-
EnioZucchino,gerentededesenvolvimentodenegóciospara
impressãooffset –EUAeAméricaLatinadaKodak:
“Os negócios para o segmento de chapas da Kodak
têm apresentado números estáveis.As vendas de
Kodak Sonora cresceram incrivelmente rápido, com
um aumento de volume de 50% em2015.”
LuizNei Arias,vice-presidentecomercial da IBF:
“Na IBF, o insumomais vendido é aMillions.
É uma chapa térmica com químicos; fazmais
de 1milhão de cópias após forneadaenão
geraablaçãonoCtP.”
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