Revista Graphprint - Edição 171 - page 22

MERCADO
GRAPHPRINT NOVEMBRO 16
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De acordo com o Consumer Insights, elaborado pela KantarWorl-
dpanel, a frequência retraiu menos do que em períodos anterio-
res, possibilitando o reaquecimento consumo de janeiro a junho
de2016em relaçãoaoanopassado. Segundooestudo, houveum
aumentode1,6%nonúmerodeunidades levadas para casaeum
crescimento em valor deflacionado de 2,1%.
As classesmédias e altas foram as quemais contribuíram para a
recuperação, enquantoasmaisbaixas seguiramapostandona ra-
cionalizaçãoem frequênciade compra. EnquantoaA/B1 registrou
Após períodode forte racionalização,
consumodo 1º semestre apresenta
recuperação em relaçãoa2015
AS INSTABILIDADESECONÔMICASDOS
ÚLTIMOSTEMPOSPROVOCARAMUMA
MUDANÇANOCOMPORTAMENTODE
CONSUMODOSBRASILEIROS
alta de 2,8% no quesito, a C1marcou 1,4% de elevação. Já a DE
apresentouqueda de 6%.
Região que antes se destacava no consumo do país, a Grande RJ
perdeu o posto para Grande São Paulo, que teve alta de 6% em
frequência,eparaNorte/Nordeste,quesesobressaiucomos6,8%
positivos de unidades por viagem.
O primeiro semestremarcou também o crescimento de todas as
cestas em unidades e valor: alimentos, respectivamente 0,4% e
16,7%; bebidas, 4,8% e 10,8%; higiene e beleza, 1,8% e 1,3%; e
limpeza, 2,1% e 13,3%.
Entre as categorias que mais se destacaram positivamente no
período estão molho para salada, presuntaria e creme de leite;
bebidas congeladas, chá líquido e suco empó; lâmina de barbear,
produtos para a barba e creme dental; e cloro, sabão em pedra
e detergente líquido. Já os que perderam consumidores foram
lanche pronto, iogurte e petit suisse; água mineral, suco pronto
para beber e bebida à base de soja; deo colônia, cremes e loções
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