Revista Graphprint - Edição 171 - page 24

PERFIL
GRAPHPRINT NOVEMBRO 16
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O perfil do consumidor temmudado a cada dia, principalmente,
pelamelhoradaeconomiaháalguns anos eascensãodepessoas
que não buscavam novas maneiras de consumir, até mesmo por
falta de conhecimento. Hoje, além de comprar o produto, a ex-
periência, o atendimento e o pós-venda, valemmuito na hora de
conquistar oclientee, também,nasuaexperiênciacomoproduto.
Outro ponto é o do consumo consciente, onde não apenas a parte
econômica,mas a cadeiade valor eaposiçãoqueaempresaem-
prega com seus colaboradores são de suma importância, aponta
aespecialistaem sustentabilidadeFabianaCrivano, professorado
Isae/FGV. “O consumidor valoriza as questões como a biodiver-
sidade da marca. O fortalecimento de redes de consumo local,
de empresas do seu entorno, também, é uma tendência do novo
consumidor”, aponta.
A empresa ser sustentável em suas ações é ponto fundamental
na briga pela concorrência. Não há mais espaço para as organi-
zações que não se importam com omeio ambiente e as questões
climáticas queassolamoplaneta. O consumidor vê isso comoum
diferencial e, emmuitos casos, como uma obrigação a empresa
ter valores sustentáveis. “Com certeza é um grande diferencial, o
consumidor quer consumir algo ‘responsável’, que seja bom para
todos”, coloca Fabiana.
Porém nem todos ainda têm esse olhar na hora de consumir.
Como fazer para se tornar um consumidor consciente?Oprimei-
ro passo é olhar para o próprio bolso e saber onde está inves-
tindo e gastando seu dinheiro. Muitas empresas já expõem seus
métodosde fabricaçãoecomo issoocorre. Outropontoquepode
ser conferido é dentro do seu guarda roupa. Doar suas roupas
pouco usadas fazem de você um consumidor que faz o produto
girar e não ficar parado.
Na hora de consumir, é importante buscar informações sobre o
determinado produto e qual sua procedência, momento em que
entra a cadeia de valor. Diversas marcas têm chegado ao Brasil,
trazendo uma “pegada” diferente, commateriais recicláveis, que
O consumidor
mudou.
Sua empresa
também?
NOVOPERFILDOCONSUMIDORÉMAISEXIGENTENAHORADACOMPRA
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