GRAPHPRINT NOVEMBRO16
Mercado
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Pesquisa revela que 30% dos brasi-
leiros consumiriam mais alimentos
saudáveis se tivessem uma maior
gama de opções práticas
O mercado de alimentação saudável
cresce exponencialmente no Brasil,
indo na contramão da crise econô-
mica que assola o país. Para termos
uma ideia desse crescimento, entre
2009e2014,deacordocompesquisa
realizada pela consultoria Euromoni-
tor, o segmento, que abarca produtos
commenos ou nada de açúcar, sal e
gordura, e mais fibras, vitaminas e
nutrientes, aumentou98%.
No entanto, apesar dos números
expressivos, ainda existem lacunas
que podem ser aproveitadas pela
indústria alimentícia. É o que ates-
ta o estudo Alimentação Saudável
– Tendências 2015, realizado pela
Mintel, fornecedora global de pes-
quisa de mercado. Dados da pes-
quisa mostram que 30% dos brasi-
leiros gostariam de ver uma maior
variedadedeprodutos saudáveis no
e fraldas descartáveis; purificador de ar, detergente líquido para
roupa e cera para assoalho.
O Consumer Insights apurou ainda que as categorias que mais
cresceram foramaquelasquenecessitamdealgumpreparoeque
os lares com crianças ajudaram na elevação das vendas desses
produtos. Foram os domicílios com pequenos moradores tam-
bém que aumentaram o consumo de indulgências no período
– destaque para produtos chancelados por personagens queri-
dos por essa parcela da população. Fora de casa, esse público
ainda ocasiona um gastomaior com sorvete caseiro, chocolate,
sorvete industrializado, pizza e sanduíche. O refrigerante, tam-
bém presente na lista, por exemplo, está presente em 50% das
ocasiões de consumo.
Ainda segundo dados da KantarWorldpanel, o primeiro semestre
MERCADODEALIMENTAÇÃOSAUDÁVELCRESCEECONSUMIDORDEMANDAPORPRATICIDADE
mercado e consumiriammais alimentos saudáveis se tivessem uma maior gama de
opções práticas para preparar, como, por exemplo, pratos prontos congelados, alimen-
tos pré-cozidos, entre outros.
O levantamentocontoucomaparticipaçãode1500pessoascommaisde16anos, oriundas
das cinco regiões do país e de todos os grupos socioeconômicos. Ainda de acordo com o
relatório,emse tratandodebrasileirosentre25e34anos,44%dos respondentesafirmaram
quepossuemdificuldadesemcomer de forma saudável por contadacorreriadiária.
Tambémvaledestacarque,paraosbrasileiros,aquestãodopreçonãoéumempecilhoem
relação ao consumo de produtos saudáveis, pois, de acordo com o estudo daMintel, 83%
dos respondentes afirmamque vale a pena gastarmais para obter esse tipo de produto.
de 2016 registrou um aumento do tempo com entretenimento em
casa, principalmente assistindo a programas infantis ou relacio-
nados à culinária.
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