Revista Graphprint - Edição 171 - page 12

GRANDES FORMATOS
GRAPHPRINT NOVEMBRO 16
12
Ao reproduzir provas de contrato ou im-
pressões em grandes formatos, você pre-
cisará de uma boa compreensão sobre os
últimos padrões, especificações e orien-
tações de cores da indústria e como eles
se aplicam em impressões de grandes
formatos para poder criar arquivos deRIP
ou front-end digital. Apesar de esses ter-
mos serem usados indistintamente, eles
são, na verdade, bemdiferentes.
Os padrões são as características e cri-
térios fornecidos por grupos, tais como
a International Organization for Standar-
dization (ISO), que definem o tipo de pro-
duto que está sendo produzido. Na nossa
indústria, isso seria um pôster, banner,
folheto ou livro.
As especificações fornecem uma des-
crição detalhada dos critérios para um
produto ser produzido. Na impressão, as
especificações podem incluir dados de
caracterização, perfis ICC, papel ou mí-
dia de impressão e tinta. Quando usadas
corretamente, as especificações podem
ajudar a atingir o resultado final ideal.
Fazer a comparação com os critérios
apropriados também lhe permitirá deter-
minar se sua impressoraatingiuasespe-
cificações exigidas.
Uma orientação oumétodo não é um pa-
drãoouespecificação,masantesuma lis-
ta de exigências e melhores práticas da
indústria ou das empresas, muitas vezes,
seguidas demodo a produzir um produto
final que esteja em conformidade com as
especificações.
Resumidamente, para a nossa indústria,
um padrão define o que estamos produ-
Padrões e especificações para
impressão emgrandes formatos
Por JohnNate,gerenteglobal de treinamentodeprodutoEFI
zindo (umbanner),umaespecificaçãoque
define qual forma terá (se será impresso
em uma mídia com um ponto branco es-
pecífico, usando tinta com corantes e ca-
racterísticas especificamente definidos,
para estar em conformidade com uma
aparência específica, como, por exemplo,
a ISO Coated), e o método seria o proce-
dimento passo a passo necessário para
gerar o banner de forma que esteja em
conformidade com a especificação.
No fluxo de trabalho de uma impressora,
o bom gerenciamento de cores incorpora
todosos trêsparaquesepossaabrir oca-
minhomais rápidoe fácil nabuscadeuma
cor precisa. Do design à pré-impressão e
avaliaçãofinal, é assimque funciona.
CONFIGURAÇÃOAPROPRIADADO
ARQUIVO
Para garantir que o seu arquivo forneça
os resultados que você quer, é preciso
configurá-lo de forma que o front-end
digital da impressora possa reproduzir
corretamente. Apesar do ISO não definir
padrões para imagens e arquivos, há al-
gumas orientações que você pode seguir.
GIF e PNG são ambos tiposmuito comuns
de arquivos,mas nenhum é recomendado
para reproduções de alta resolução. OGIF
só pode ter 256 cores por arquivo, o que
limita a qualidade de qualquer gradiente
e das cores emgeral e oPNGnão suporta
CMYK. Estes tiposdearquivos sãomelho-
res quando se criam sites.
JPG (ou JPEG) é outro tipo de arquivo,
muito comum, que não é recomendado
para impressão. Apesar de suportar espa-
ços de cores RGB, CMYK, L*a*b* e perfis
ICC incorporados, ele geralmente utiliza
compressões com perdas, o que pode
causar elementos indesejados em áreas
onde aconteça uma mudança repentina
no contraste ou na densidade. Esses ele-
mentos indesejados podemnão ser vistos
em uma pequena impressão publicitária,
mas quando você amplia um arquivo JPG
1000 ou 2000% para uma impressão em
grande formato, eles podem sofrer uma
degradação de imagem.
Quandosepreparamarquivosde imagens
para aplicações de grande formato, o ar-
quivo TIFF é uma boa recomendação. Ele
suporta espaços de cores RGB, CMYK, e
L*a*b*, assim como perfis ICC incorpora-
dos. Arquivos TIFF podem usar métodos
de compressão sem perdas que não cria-
rão elementos indesejáveis quando forem
aplicados. A única limitação é a própria
resolução do arquivo.
Se o seu arquivo possui mais que ima-
gens, como, por exemplo, logotipos em
1...,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11 13,14,15,16,17,18,19,20,21,22,...52
Powered by FlippingBook