Revista Graphprint - Edição 170 - page 15

GRAPHPRINT OUTUBRO 16
Papéis Finos
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Nos últimos anos, omercado de luxo no Brasil ganhoumaturida-
de. Passou daquela fase do luxo voltado para produto para uma
fase mais evoluída, mais madura, do luxo voltado para serviços.
Aquele luxo da ostentação, das coisasmuito caras, está cedendo
lugar aum luxoexperiencial,oqueabreespaçonessemercadode
32% dos 200milhões de brasileiros. Segundo o IBGE, 64milhões
dehabitantesestãoentreasclassesAeBnoBrasil, concentrados
nas regiões sul e sudeste,mas que também se situam nas outras
regiões deste grande país. Todos em busca de excelentes produ-
tos, serviços e experiências, a nova versão domercado de luxo.
Demanda por papéis finos
Sonia Rodrigues, gerente comercial & marketing América Lati-
na da Arjowiggins, avisa que a empresa identifica um excelente
mercado em território brasileiro, independente domomento eco-
nômico pelo qual o país passa. “As pessoas lembram de papéis
criativos, comoos usados empapelarias sociais, porémháoutros
nichos em franco desenvolvimento, como o de embalagens espe-
ciais, as publicações independentes e o segmento de hobby& art.
Cabe à indústria mostrar as diversas possibilidades e ajudar na
criação de demanda para essesmercados”, avisa.
No Brasil há 40 anos, a ArjowigginsCreativePapers busca inova-
ção e produtos de qualidade. “Por isso, ampliamos nossa gama
disponível nopaís trazendoumagrandepaletadecoresdepapéis
Pop’Set, coloridos namassa, com pH neutro e um excelente cor-
po.Alémdele, completaremos a linha comoPop’SetMetálico, um
papel com revestimentometalizado, em cores clássicas”, informa
Sonia.
Sonia lembra que há uma sintonia perfeita entre os papéis criati-
vosea impressãodigital:“Osprojetoscriadoscomosnossospro-
dutos, namaioria das vezes, são destinados para trabalhos onde
a diferenciação émuito relevante. A partir domomento em que o
mercado possui equipamentos que proporcionam impressos de
qualidade, em papéis diferenciados e em pequenas tiragens, a
imaginação do público criativo pode ficar livre para concretizar
projetos fantásticos de uma maneira economicamente viável. A
Arjowiggins possui uma ampla gama de produtos dedicados a
esse segmento, para as diferentes tecnologias e homologados
pelos fabricantes de equipamentos.”
Daniel Grassiotto, gerente comercial da Filiperson, conta que a
empresa produz papéis especiais e finos para a área gráfica e
mercado SoHo e em ambos há crescimento constante, ano após
ano. “Omercado brasileiro para esses papéis é vigoroso e cres-
cente. Há espaço grande para ampliação, já que a utilização de
papéis finos tem forte influência da progressão social da popula-
ção. Namesmamedida em que progridem as condições da eco-
nomia, eleva-se o consumo de papéis finos. Comparativamente
com os mercados americano e europeu, a utilização de papéis
finos no Brasil ainda é pequena, porém tem crescido na medida
em que novas tecnologias de impressão chegam ao país e, con-
sequentemente, novas aplicações são possíveis. Particularmente,
influencia o consumo de papéis finos o crescimento da utilização
de impressorasdigitais,comassuaspossibilidadesde impressão,
e ainda a impressão híbrida de pequenas tiragens com qualidade
e custos antes inimagináveis”, enxergaGrassiotto.
Na visãodeRonaldDutton,diretor comercial &marketingAmérica
Latina da Fedrigoni, com certeza há possibilidade para expansão,
poisomercadodepapéisfinosnoBrasil aindaestá longedeapre-
sentarumconsumoper capitasimilar apaísescomperfil parecido
com o nosso e muito abaixo quando comparado com a Europa
ou Estados Unidos. “Além do que, um dos diferenciais dos papéis
finos é o fato de eles poderem atuar como parte da comunicação
enãoapenas comobaseparaa impressão. Nossa crençanomer-
SoniaRodrigues,gerentecomercial&marketingAméricaLatinada
Arjowiggins:
“As pessoas lembram de papéis criativos, como
os usados em papelarias sociais, porém há
outros nichos em franco desenvolvimento, como
o de embalagens especiais, as publicações
independentes e o segmento de hobby& art. Cabe à
indústriamostrar as diversas possibilidades e ajudar
na criação de demanda para essesmercados.”
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