Revista Graphprint - Edição 170 - page 24

CONVERGÊNCIA
GRAPHPRINT OUTUBRO16
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OspublicitáriosesóciosdayouDb–TheMarketing forRelationshipAgency,Leonar-
doBarci eMárcioOliveira, falamsobreoquão importanteésaber ouvir oclienteem
todos os canais de comunicação. Mas em tempos de atendimento viaMessenger/
Facebook,Whatsapp e similares, como lidar com essa nova forma de se relacionar
com seu cliente? As pessoas recorrem aos canais online para obter atendimento
sobreosmaisdiversosprodutoseserviçoseesperamdeleamesmaeficiênciaque
teriampessoalmente oupor telefone, certo?
NosEUAparecequeessadinâmica seguena contramãodoque indicaa tendência.
Segundo pesquisa encomendada pela NICE Systems e o The Boston Consulting
Group (BCG), onúmerodenorte-americanos quenãoutilizaas redes sociais parao
atendimentodeempresasaumentoude58%em2013para65%em2015. Segundo
o relatórioda instituiçãopesquisadora,osmotivosvariamentreo tempoquese leva
para chegar no problema até limitação de funcionalidades oferecidas nessemeio.
Ou seja, é preciso acender o sinal amarelo/vermelho para o relacionamento online
com o cliente. Os especialistas da youDb, Barci e Oliveira, alertam para a impor-
tância de se fazer uso consciente da rede social como ummeio de aproximação
com o público, aproveitando a facilidade de interação que é naturalmente propos-
ta. Sobretudo, antes de qualquer coisa, para a dupla de publicitários e sócios, é
Amídia impressaassumeumpapel
mais estratégico epontual doque antes
“COMOESTÁORELACIONAMENTODASUAEMPRESACOM
OSCLIENTESNASMÍDIASDIGITAIS?ASPLATAFORMAS
SÃOAPENASUMAVITRINEOUUMREALCANALDE
CONTATOPARATROCADE INFORMAÇÕES?”
MárcioOliveira, sóciodayouDb–TheMarketing forRelationshipAgency
necessário que as empresas enxerguem seus
reais propósitos, reconheçam sua identidade,
o porquê de sua existência e que, consequen-
temente, repensem suamaneira de se comu-
nicar com os clientes e abram seus ouvidos
para todos os canais de comunicação com o
cliente – e que, de fato, ouçam e ajam na so-
lução dos problemas que por ventura existam
e encarem as redes sociais com a seriedade
que elas requerem.
Ambos são autores do livro “Mind the gap –
porqueorelacionamentocomoclienteveman-
tesdomarketing”, e sãoblogueirosdaExame.
com.Apesquisapodeserencontradanos links
abaixo:
Dados assim acabam abrindo brechas de co-
municação em diferentes mercados e trazem
ânimos revigoradosparaações impressas,por
exemplo. Veja agora a opinião dos empresá-
rios sobre o tema pautado nas possibilidades
que podem ressurgir nomeio impresso.
GRAPHPRINT: Muitos dizem que a mídia
impressa está comprometida devido àmi-
ríade de caminhos digitais. Vocês também
pensam dessamaneira?
Barci eOliveira:
Empresas têmnecessidades
básicas. Duas dessas necessidades são: equi-
líbrio financeiro, ou sustentabilidade; e comu-
nicação com seus clientes. Com base nisso,
é natural que, ao longo do tempo, de forma
consciente ou não, as empresas busquem ca-
nais de comunicação cada vezmais efetivos e
com omenor custo.
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