Revista Graphprint - Edição 170 - page 14

PAPÉIS FINOS
GRAPHPRINT OUTUBRO16
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De acordo com pesquisas recentes e dados daAssociação Brasi-
leiradasEmpresasdeLuxo (Abrael),nesteanode2016omercado
de luxo deve crescer entre 11% e 13% no Brasil. Segundo espe-
cialistas, isso acontece por um fato que nós conhecemos muito
bem: o brasileiro gosta de comprar. Empresas que representam
essemercado estão na contramão da crise. Quando tratamos de
automóveis, por exemplo, omercado de veículos gerais teve que-
da de 30% em 2015, enquanto as concessionárias de luxo regis-
traram alta de 20%nas vendas nomesmo período.
Ao analisar outros setores, como os de joias e artes, detecta-se
que os consumidores das classes A e B não abremmão de atua-
lizarem seus acervos, tanto que a procura por designs exclusivos
e galerias de arte não recuou em algumas regiões do Brasil. Pelo
gostoapuradoepor somentebuscaremprodutosdeextremaqua-
lidade, conhecendomuitobemas empresas que fazempartedes-
semercado,osconsumidoresde luxo investemporquesabemque
não enfrentarão problemas depois. Isso traz estabilidade nesse
setormesmo emmeio aum cenárionão favorável para amaioria.
A cidade de São Paulo é a maior responsável pelo consumo do
mercado de luxo no Brasil, com 60%, seguida do Rio de Janeiro,
com 25%. Especialistas acreditam que, em 2025, Brasil, Rússia,
China e Índia representarão 52%domercado de luxo nomundo.
O substratode luxo
INDEPENDENTEMENTEDAATUAL ECONOMIA
NEGATIVA, PAÍSTEMUM FILÃODEALTO LUXO
QUENÃOPARADECRESCER
FábioSabbag
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