Revista Graphprint - Edição 170 - page 8

Entrevista
GRAPHPRINT SETEMBRO 16
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missão do FSC é um dia desaparecer. O plano estratégico do FSC estabelece o
objetivo de que em 2050 exista um novo paradigma florestal, onde o valor das
florestas seja completamente reconhecido e incorporado na sociedade.
GRAPHPRINT: Depois de implantado, qual o legado do FSC nas compa-
nhias?
Lucia:
Em 2014, o FSC realizou uma pesquisa global demercado com as em-
presas certificadas e, de acordo com ela, os maiores benefícios são a manu-
tenção e expansão dos seusmercados, bem como a relevância do FSC para as
suaspolíticas internasde sustentabilidadeemarketing. DaperspectivadoFSC,
omaior legadoéaadoçãodepráticas sustentáveis deusodos recursosflores-
taispela indústria,que resultaembenefícioseconômicos, sociaiseambientais,
não somente para as empresas, mas também para as florestas e sociedade
como um todo.
“Já em relação às
indústrias, como as
gráficas, por exemplo,
os países commaior
número de certificados
sãoChina, seguida
por Estados Unidos,
Inglaterra eAlemanha.”
GRAPHPRINT: O consumidor final já sabe da importância da certificação
ou falta uma comunicaçãomais aproximada?
Lucia:
O reconhecimento damarca FSC por parte do consumidor varia de país
para país. O FSC possui 43 escritórios regionais ao redor do mundo atuando
localmente na promoção e divulgação da certificação FSC, tanto para empre-
sas como para consumidores. Contudo, a maior parte da divulgação é feita
pelas próprias empresas, que apostam na certificação FSC como uma ferra-
mentaparacomunicar suaspolíticas internasdesustentabilidade. Para facilitar
a promoção da marca, o FSC lançou uma campanha mundial, “Forests for all
Forever” (Florestas para todos para sempre), o que inclui um conjunto de fer-
ramentas demarketing para auxiliar as empresas e os escritórios regionais do
“Independentemente da situação
econômica brasileira emundial, o FSC
tem comometa constantemelhorar a sua
eficiência e reduzir custos da certificação,
aomesmo tempo em que busca assegurar
o aumento do seu impacto e garantir a
credibilidade da certificação. “
“Não acredito que a certificação um dia vá englobar todo omercado de
produtos florestaismundiais, atémesmo porque no dia em que todas
as empresas adotarem práticas sustentáveis demanejo e produção, a
certificação deixará de ser necessária.”
FSC a promoverem a certificação junto aos
consumidores.Alémdisso,podemoscitar ou-
tras iniciativas, como os Jogos Olímpicos no
Brasil, quando foram utilizados milhares de
produtos certificados FSC, trazendo a men-
sagem de sustentabilidade e importância da
marca FSC ao consumidor brasileiro.
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