Revista Graphprint - Edição 166 - page 13

acontece
NOMERCADO
GRAPHPRINT JUNHO 16
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CELULOSE IRANIMOSTRABALANÇO
A empresa avisa que registrou volume de vendas do segmento de papel para em-
balagens de 20,4mil toneladas, um aumento de 15,3% quando comparado ao pri-
meiro trimestrede2015,enquantoosegmentodeembalagemdepapelãoondulado
reduziu 10% quando comparado aomesmo período, e totalizou 44,1mil toneladas
noprimeiro trimestredesteano. Jáo segmentode resinas aumentou43,1%, alcan-
çando 4,0mil toneladas.
No 1T16 registrou alta de 4,7% na receita líquida, em relação a igual período de
2015. O resultado foi impactado positivamente pela receita emmoeda estrangeira,
por contadasvendasnomercadoexterno. O lucrobrutodoprimeiro trimestreapre-
sentou crescimento de 31% se comparado ao quarto 4T15 e redução de 1,9% em
comparação ao primeiro trimestre de 2015. Reflexo principalmente da variação do
valor justo dos ativos biológicos que foramnegativos no quarto trimestre de 2015.
Resultado líquido:noprimeiro trimestrede2015,o resultado líquido foi negativoem
R$1,7milhões em comparaçãoaR$3,1milhões de lucrono1T15. OEbtidaajusta-
dono1T16 foi apuradoemR$35,0milhões,19,7%menorqueoapuradono1T15de
R$43,7milhões, principalmenteem funçãodaparadaprogramadaanual na fábrica
de papel de Campina da Alegria e devido ao aumento do custo das aparas. Já a
margem Ebitda foi de 18,3% no 1T16, demonstrando queda em relação àmargem
de 23,9% apresentada no 1T15.
Endividamento: a relação dívida líquida/Ebitda foi de 4,5 vezes emmarço de 2016.
Se excluída a variação cambial registrada como hedge accounting a relação seria
de 3,49x. A posição de caixa ao fim de março de 2016 foi de R$ 67,5 milhões e
76% da dívida estão em longo prazo. Eventos subsequentes: no mês de abril a
companhia vendeu4.664hectares deflorestas plantadas para aGlobal FundReflo-
restamento e Exploração deMadeira Ltda pelo valor de R$ 55,5milhões a vista. A
floresta será gerida pelaCelulose Irani, que terá a opção de recomprá-la no futuro.
NOVOSMERCADOS
A Prompt Side Theatrical Drapery, empresa fornecedora do setor de impressão
requintada do Reino Unido, foi a primeira a investir na impressora de sinalização
eletrônica VUTEk FabriVU 340, da EFI. Após conferir os recursos de impressão em
poliéster high-end oferecidos pela linha de impressoras VUTEk FabriVU durante
o lançamento na feira de negócios Fespa Digital, em Amsterdã, os executivos da
Prompt Side não hesitaram em encomendar a nova impressora de gráficos para
tecidos. Peter Baker, diretor gerente da empresa inglesa especialista em design
e decoração requintada baseada em Kent, declarou sobre a compra: “Estoumuito
satisfeito por estar na vanguarda da impressão requintada digital. Este é ummo-
mentoemocionanteparaaPrompt Side,poisestamosexpandindoanossagamade
produtos e aumentamos consideravelmente as oportunidades criativas disponíveis
para os designers.”
Além da impressão, a Prompt Side oferece a seus clientes um serviço de criação
completo, incluindogestãodeprojetos, instalação, reparos emanutenção, casone-
cessário.
PENETRAÇÃODE
SMARTPHONESNUNCA
FOI TÃOALTANOBRASIL,
APONTAESTUDO
Nem mesmo as mudanças econômicas que
marcaram o último ano fizeram com que os
brasileiros deixassem de investir em apare-
lhos celulares. De acordo com o ComTech,
elaborado pela KantarWorldpanel, houve um
aumentode9,7%na compradenovos telefo-
nesemdezembrodoanopassadoemcompa-
ração com omesmo período de 2014.
Por causa disso, a penetração de smartpho-
nes no país nunca foi tão alta. Em 2015, o ín-
dicechegoua49%,sendoquenoanoanterior
ficouem27% - altade22pontos percentuais
deumanoparaooutro. Em2013e2012, res-
pectivamente, os números eram 12% e 6%.
As novas tecnologias oferecidas pelos tele-
fones estão entre as razões que explicam a
busca por aparelhosmaismodernos.
Para fazer ascomprascaberememseubolso,
os brasileiros têm escolhido bem com o que
vão gastar. Amaior parte da população apos-
taemaparelhosdeR$500 (46,1%), enquanto
apenas 5,7% opta por modelos avaliados em
mais de R$ 1.501. Já o gastomédio dos usu-
ários de smartphones por plano não para de
cair entre os planos pós-pagos. Em dezem-
bro de 2015 ficou em R$ 72,10. Em 2014 era
de R$ 77,93, enquanto que em 2013 batia na
casa dosR$ 96,10.
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