Revista Graphprint - Edição 166 - page 17

GRAPHPRINT JUNHO16
Especial - Drupa 2016
17
gemacaba sendo, emdiversosmomentos, pontopassado. Podem
penar daqui em diante as empresas que têm capacidade para
atender de tantos para cima ou outros tantos para baixo. A época
das definições, simples e pontuais, caiu em desuso. Quantomais
indefinida, no sentido produtivo, a sua empresa for,maior onipre-
sença vai conquistar.
Vejo assim a proposta da Drupa 2016: não temos novidades que
podem,por exemplo,mudar sua vida jurídica rapidamente. Temos,
sim, um conjunto de ferramentas composto por solução e cria-
tividade que pode ser expandido para entrar definitivamente na
salamais fechadado seucliente. E, com isso, abrir asportasmais
obscuras damatemática da impressão.
Note, no entanto, que o processomercadológico, para a empresa
que vende impressão, tende a ficar cada vezmais desafiador. Os
caminhos que estão sendo apresentados naDrupa indicam esfor-
ço conjunto na forma de agir e pensar. O que existe sempre pode
sermelhoradode formapragmáticapara vislumbrar novos nichos
dentro do setor gráfico.
Nesse sentido, as tradicionaiscompanhiasbuscamparceriasdes-
de o workflow até o acabamento. Vivem no constante desafio de
produzir fundamentadas na automação das operações. Todavia,
sabemos que para estruturar a teoria e a prática há um extenso
trajeto que exige grandes investimentos. Chegamos, então, à re-
volução conhecida como“Indústria 4.0”.
Era, enfim, a parte que faltava para cunhar o termo “disruptivo”
embalado pela mobilidade. Perceba, ressalto que empresas tra-
dicionais estão sendo devoradas por modelos de negócios base-
ados em apenas uma aplicação nativa (programas ou aplicativos
desenvolvidos para computação em cloud que “rodam” nesse
mesmo ambiente). A velocidade da inovação coloca os departa-
mentos de TI dentro de gigantes panelas de pressão. Esse tema
ainda não chegou ao cotidiano da sua gráfica?Acredite, seja qual
for o tamanho da sua empresa, a transformação digital também
vai chegar para você.
Antenada aos diversos meios, mesmo que por osmose, a Drupa
consegue ligar as luzes que norteiam a boa liderança. Ao gastar
1...,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16 18,19,20,21,22,23,24,25,26,27,...52
Powered by FlippingBook