Revista Graphprint - Edição 166 - page 3

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GRAPHPRINT JUNHO 16
EDITORIAL
Alguns estão viciados emWhatsApp.
Outros, em impressão.
Commais de 100 milhões de usuários no Brasil, o WhastsApp foi bloquea-
do recentemente no Brasil por um período curto, mas memorável. De acordo
com um estudo realizado pela Flurry, consultoria da empresa de tecnologia do
Yahoo, em2015, 280milhões de pessoas nomundo estão viciadas em aplica-
tivos para celular.
A situação sempre acaba sendo mais grave entre os jovens, conforme reve-
la estudo da Universidade Federal de São Paulo realizado em 2014 com 274
estudantes entre13 e17 anos.O estudomostrouque68%deles eramdepen-
dentes moderados de tecnologia, sendo que 20% eram dependentes graves.
Entreossintomasdovícionoappestáanecessidadedechecar continuamente
as notificações e de responder imediatamente asmensagens.Algo familiar?
Porém cuidado com o pensamento que leva diretamente aos negócios. Pode
ser viciante, além de prejudicar a própria vida. Nos EUA, segundo pesquisa
encomendadapelaNICESystemseoTheBostonConsultingGroup (BCG),onú-
merodenorte-americanos quenãoutiliza as redes sociais para o atendimento
de empresas aumentou de 58% em 2013 para 65% em2015.
Segundo o relatório da instituição pesquisadora, os motivos variam entre o
tempo que se leva para chegar ao problema até limitação de funcionalidades
oferecidasnessemeio.Valeentãoprestarmais atençãoao relacionamentoon-
line com o cliente. Nesse sentido, oweb-to-print vem ganhando força ao criar
uma espécie de rede social como ummeio de aproximação.
Aproveito para perguntar se há nomundo pessoas viciadas emmídia impres-
sa? Sim.Aosmontes! Temos colecionadores de jornais, revistas e até acumu-
ladores compulsivos de folders e ações promocionais que ao longo do tempo
ganham um dinheiro extra aos comercializá-los.
Basta, mas não quer dizer que seja descomplicado que sua gráfica consiga
produzirmeios impressos e convergentes que vão ajudar a criar a tal da“cau-
sa damarca”. Recente pesquisa ouviumil consumidores brasileiros e chegou
à conclusão de que existem três grupos de marcas: o primeiro formado por
aquelas que costumam gastarmuito dinheiro em propaganda; o segundo, das
marcas que conseguem fidelizar e oferecer benefícios claros aos clientes; e o
terceiro time que, além de atender bem o consumidor, cria uma relação genu-
ína com ele, geralmente adotando uma causa. Lembre-se que das empresas
presentes na lista das maiores marcas da Forbes, em 1995, só 12% ainda
estão nomercado.
Nessa trajetória de marcas e feitos, os viciados em impressão estão sempre
presentes pensando em diversos substratos com causa e cor. Não à toa vive-
mos uma atmosfera de Drupa que conseguiu
envolver diversas tendências que norteiam o
palcoprincipal da impressão.No cenárioavas-
salador das tecnologias, conseguimos enxer-
gar, na Alemanha, as impressões de seguran-
ça, a nanotecnologia ou até mesmo explorar
o amplo universo da impressão 3D. Do offset
ao digital, contamos commilhares de viciados
que entram no game de forma competitiva.
Seu WhatsApp explode em busca de pedidos
inéditos ou controle e manutenção dos clien-
tes. Há um bando de loucos e viciados em no-
vas formas de impressão. Independentemente
do substrato, sem preconceitos com osmeios.
Jádescobriuqual o vícioquemaisproporciona
benefícios para sua empresa?
Saudações Graphprintenses!
Fábio Sabbag
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