Revista Graphprint - Edição 161 - page 34

SUSTENTABILIDADE
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Isso acontece apesar das regulamentações e normas de pro-
paganda desenvolvidas pelas autoridades de diferentes países
para proteger o consumidor de enganos. “É extremamente frus-
trante e inaceitável”, diz Martyn Eustace, presidente da campa-
nha Two Sides, “que anunciantes de algumas das empresas de
nívelmais elevado domundo ainda usemdeclarações ambientais
sem embasamento para persuadir seus consumidores a migrar
da comunicação em papel para a eletrônica, mais barata. Mui-
tos consumidores manifestam forte preferência pelo papel, mas,
por não disporem de informações claras e exatas, são facilmente
manipulados. O papel baseia-se em um recurso natural, renová-
vel e reciclável, e deve ser considerado como ummeio altamente
sustentável de comunicação”.
Segundo ele, a prática do greenwashing deve ser enfrentada e
a Two Sides tem coordenado esforços globais para esclarecer a
população e educar os responsáveis por estas organizações para
Greenwashing contra opapel
ainda éproblemaglobal
GRANDESCORPORAÇÕESGLOBAISAINDAUSAMDECLARAÇÕESAMBIENTAIS
INCORRETASPARAENCORAJAROSCONSUMIDORESA“ABANDONARO
IMPRESSO”EPASSARDACOMUNICAÇÃOEMPAPEL PARAADIGITAL
quenão continuemadriblar a lei eenganar seu recursomaispre-
cioso: os clientes.
Até o momento, 377 bancos, prestadores de serviços, empresas
de telecomunicações e seguradoras – líderes globais nos seus
segmentos – foram pesquisados, e 240 deles praticaram gre-
enwashing nas suas atividades demarketing. Declarações como
“Entre na onda verde, use o digital” e “Salve as árvores, receba
suas contas online” são lugares comuns para persuadir os clien-
tes a trocar suas operações em papel por operações online,mais
baratas,mas essas declarações são feitas sem o suporte de evi-
dências detalhadas.
Eustace continua: “Os consumidores não devem ser enganados
e encorajados a ‘abandonar o papel’, uma vez que, de fato, ele é
sustentável. É inaceitável usar omarketing ‘verde’ enganoso para
encorajar os clientes a receber contas e comunicados online, de-
clarando que isso seria ‘melhor para o meio ambiente’. Amaioria
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