Revista Graphprint - Edição 156 - page 50

WEBTOPRINT
GRAPHPRINT JULHO15
50
O comércio eletrônico na América Latina demonstra um crescimento acele-
rado; estima-se que, em 2018, sejam superados US$ 100 bilhões, o que re-
presentará um aumento de 177% com relação a 2014. É o que ressalta novo
estudo do IDC patrocinado pelo Paypal sobre ecommerce naAmérica Latina,
que pesquisou as tendências dos consumidores digitais em seis países da
região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Esse relatório ana-
lisou as respostas de aproximadamente 1.800 internautas para conhecer os
hábitos online das pessoas commaior poder aquisitivo (classesA eB).
O IDC entrevistou, entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, 1.798 pessoas
na América Latina, nas principais cidades dos seguintes países: Brasil, 402
pessoas; México, 387; Argentina, 276; Colômbia, 230; Chile, 267, e Peru, 236.
A amostra teve como base os consumidores dos setores commaior poder
aquisitivo (A/B), os quais são considerados a partir das seguintes rendas por
domicílio: Brasil, US$ 3.600; México, US$ 3.700; Argentina, US$ 2.800; Chile,
US$ 3.500, Colômbia, US$2.500; ePeru, US$ 2.400.
“AAmérica Latina se torna ummercado cada vezmais importante com rela-
ção ao comércio eletrônico, devido aos benefícios obtidos pelos consumido-
res com as compras online, a umamaior conectividade e a um aumento na
confiança sobre os métodos de pagamento”, comenta Mario Mello, diretor-
-geral doPayPal para aAmérica Latina,
Em alguns anos, os atuais consumidores serão compradores online madu-
ros, o que contribuirá com o crescimento domercado. Dentre os internautas
latino-americanos que responderam às entrevistas da pesquisa, um terço
deles havia comprado na internet em 2012; em 2018, esta proporção deverá
crescer para ametade.
Para2018,asprojeçõesapontamqueospaísesquemaisgastarãoonlineserão
Brasil,MéxicoeChile. Istopartedeumaanálisesobreoconsumoonlinemédio
dos compradores nesses países. O consumo onlinemédio nos três países foi
deUS$413, ante osUS$1.500dos consumidores commaior poder aquisitivo.
Deste último grupo (classes A e B) espera-se que as compras excedam US$
América Latina: ummercado em
crescimentopara o ecommerce
Nospróximostrêsanos, latino-americanos
demaiorpoderaquisitivoamadurecerão
enquantoconsumidoresdigitaisedevem
superar, inclusive,amédiadegastos
onlinedomercadodosEUA
2.300,umvalor quesuperaamédiadegastosonline
dosnorte-americanosem2014 (US$1.980).
Atualmente, o Brasil concentra metade do merca-
do de comércio eletrônico. Para 2015, os consu-
midores típicos dos Estados Unidos têm projetado
aumentar o valor de suas compras em somente
3%, enquanto a Colômbia apresenta a maior taxa
de crescimento (83%), seguida por México e Bra-
sil com aproximadamente 30%, Peru (25%), Chile
(22%) eArgentina (19%).
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52,53,54,55,56,57,58,59,...60
Powered by FlippingBook