Revista Graphprint - Edição 156 - page 58

GRAPHPRINT JULHO15
58
Este ano, omar não está pra peixe, especialmente para as pequenas
emédias empresas (PMEs). Certamente, você tem ouvido isso desde
oanopassado,masvoucompartilhar algumassugestõesparaconse-
guirmos trazer alguns“peixes”para o barco ainda em2015!
Aprimeiramedida a ser tomada: reúna a liderançada sua empresa e
peça ajuda para enfrentar omomento crítico que vivemos. A segun-
da medida: buscar um diagnóstico muito preciso e realista sobre a
atuação da sua empresa e da sua concorrência. A terceira medida:
criar um planejamento estratégico para fazer frente às dificuldades
e encontrar o caminho de crescimento e lucratividade. Assim, pode-
mos efetuar os ajustes necessários na atuação da empresa e na sua
estratégia.
Em alguns casos, será necessário investir e, em outros, cortar. De-
vemos consertar o telhado antes que chova, e isso nem sempre é
feito. Mas, nestemomento, se tornou crucial para a sobrevivência do
negócio. AsPMEs sofremmuitomais queas grandes empresas, pois,
geralmente,nãoestãopreparadasparaosmomentosdecrise.Muitas
vezes, elas são reféns da capacidade inovadora e criativa dos seus
donos e nestas ocasiões parece que essa capacidade desaparece.
O planejamento estratégico é uma prática de todos os dias, não para
mudar,mais para seguir e ir se adaptando aos balanços domercado.
Esse exercício é extremamente complexo e árduo para aqueles que
nuncafizeram e, especialmente, não acreditavamna sua efetividade.
Mas não há saída: o exercício tem que ser feito e produzirá efeitos
maravilhososnosnegóciosdaempresa,não sópelosbenefíciosdire-
tos dasmudanças emedidas,mas pelo engajamento e comprometi-
mento das pessoas, que farão toda a diferença.
Seprecisar deajudaprofissional para fazer oplanoe todooprocesso
de reestruturação, consulte um especialista. Vai custar bemmenos
que todo o benefício que trará. Não perca tempo: reúna a sua equipe
e peça para pensar nas soluções de melhoria para empresa, faça
com que osmembros da equipe possam se sentir donos do negócio,
e quando os resultados surgirem, distribua elogios, abraços e, claro,
parte dos ganhos também!
Como evitar que a crise
atinjaasPMEs?
PorMarcel Spadoto*
*CEOdaM2BSesóciodaOpportunityConsulting.Professorda
FIA/USP,pós-graduadoemmarketingevendaspelaESPMe fez
especializaçãoemnegóciospelaFGV.
ARTIGO
1...,48,49,50,51,52,53,54,55,56,57 59,60
Powered by FlippingBook