Revista Graphprint - Edição 156 - page 49

Ação
mos chegar a tanto e sabemos que trabalhar em conjunto com as
empresas é a melhor maneira de garantir que os consumidores
permaneçam protegidos do aumento do ‘greenwash’ (lavagem
verde).”
“NoBrasil, tambémestamosmonitorandoapráticadogreenwash
e, nos poucosmeses de adesão do País aTwoSides, oito grandes
empresas já foram notificadas sobre a incorreção desse procedi-
mento”, informa Fabio Arruda Mortara, country manager da Two
SidesBrasil.
Outro prejuízo decorrente do greenwash é ocultar os benefícios
ambientais do papel. “Na Europa, 44% da área de terra é coberta
por florestase, desde1950, aáreaflorestal europeia temcrescido
à razão de 30% ao ano”, afirma Eustace.
NosEstadosUnidos,como informaRiebel,estatísticasdoDeparta-
mentodeAgriculturamostramqueaáreade terraflorestal líquida
aumentou3%nosúltimos60anosequeovolumedemadeira (nú-
mero de árvores) em área autorizada aumentou58%no período.
No Brasil, as florestas plantadas para produção de papel e celu-
lose correspondem a 2,2milhões de hectares, equivalentes a 2,2
milhõesdecamposde futebol, eutilizamprioritariamenteáreas já
degradadas.“Comoocultivoaconteceemsistemademosaico, in-
tercalando talhõesplantadoscommatanativa,aflorestacultivada
ajuda na recuperação damata nativa”, afirmaMortara.
“O papel é um produto renovável e reciclável. Se produzido e uti-
lizado de maneira responsável, torna-se um recurso sustentável
de comunicação. As indústrias florestais e de papel dependem
de florestas sustentáveis, as principais guardiãs desse precioso e
crescente recurso”, finaliza Eustace.
Sobrea TwoSides
ATwoSides éuma iniciativaglobal de empresas da cadeiada co-
municação impressa incluindoos segmentosde silvicultura, celu-
lose, papel, tintaseprodutosquímicos, pré-impressão, impressão,
finalização, edição, reprodução, envelopes e postais. O objetivo é
promover a sustentabilidade da impressão e dissipar equívocos
ambientais comuns, fornecendo aos usuários informações verifi-
cáveis sobre por que a impressão e papel são ummeio de comu-
nicação atraente, prático e sustentável.
1...,39,40,41,42,43,44,45,46,47,48 50,51,52,53,54,55,56,57,58,59,...60
Powered by FlippingBook