Revista Graphprint - Edição 156 - page 48

AÇÃO
GRAPHPRINT JULHO15
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Uma pesquisa realizada pela Two Sides no Reino Unido revelou que 43% dos princi-
pais bancos, 70%das empresas de telecomunicação e30%das empresas de serviços
faziam afirmações falsas sobre os benefícios ambientais da substituição do papel por
comunicações digitais. Quando confrontadas, 82% dessas empresas mudaram suas
mensagens publicitárias.
No entanto, nova sondagem conduzida pelaTwo Sides, em fevereiro de 2015,mostrou
que 20% das organizações de serviços financeiros, fornecedores de energia, gás e
água e empresas de telecomunicação persistemnas afirmações falsas.
NaAmérica do Norte, a Two Sides foi bem-sucedida na conversão de 30 empresas que
figuramnaFortune500nosmesmos setorescitadoseestáemdiscussãocomoutras25
organizaçõesdamesma lista, queestãoprestesa retirar campanhas comoessasdoar.
“É decepcionante ver que alguns departamentos demarketing ainda usam propagan-
das ambientais enganosas para persuadir os consumidores a abandonar a comunica-
çãoempapel pormensagenseletrônicasbaratas,principalmentequandosabemosque
muitosconsumidores têm fortepreferênciapelopapel”,dizMartynEustace,presidente
daTwoSides.
Segundo Eustace, em todos os lugares onde atua (Europa, Estados Unidos, Canadá,
América do Sul, África do Sul eAustrália), aTwo Sides seguirá debatendo com empre-
sasquedescumpriramocompromissode interromper ousodeafirmaçõesambientais
enganosasouafirmamqueamudançapara faturaecomunicaçãoonlineémelhor para
omeio ambiente, sem fornecer evidências de apoio verificáveis. “Além disso, o termo
‘sem papel’ também é hipócrita, poismuitos consumidores recorrem à impressão do-
méstica para garantir uma cópia permanente dos seus informes”, diz. .
No caso brasileiro, a Two Sides sustenta que a associação de benefícios ambientais
com amigração do papel para serviços eletrônicos, além de criar uma ideia enganosa
sobre a sustentabilidadeda impressão edopapel, por não se respaldar em fatos, viola
o artigo 43 do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que exige que
“os anúncios sejam realizados de forma a não abusar da confiança do consumidor,
não explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua
credulidade.”
A sustentabilidadeda
comunicação impressa
FabioArrudaMortara,countrymanager
daTwoSidesBrasil:“NoBrasil, também
estamosmonitorandoapráticado
greenwashe,nospoucosmesesde
adesãodoPaísaTwoSides,oitograndes
empresas já foramnotificadassobrea
incorreçãodesseprocedimento.”
UmanovapesquisaencomendadapelaTwoSidesrevela
quediversasgrandesempresasnosEstadosUnidos,
ReinoUnidoeBrasilainda ignoramregulamentações
destinadasaprotegerosconsumidoresde
propagandaspublicitáriasenganosas
Phil Riebel, presidente da Two Sides
América do Norte, avalia que, “ao longo
do último ano, a campanha obteve su-
cessocontramaisde50%dasalegações
comerciais enganosas,mas ainda há um
trabalho forte de conscientização a ser
feito, pois amaioria dos profissionais de
marketing das empresas não entende o
ciclode vida e as características susten-
táveis da impressão e dos produtos de
papel – estão fazendo marketing com
base na percepção e não em fatos base-
ados na ciência.”
Compromissos
A direção da Two Sides assume o com-
promissode fornecer aosdepartamentos
de marketing e jurídicos das empresas
todas as evidências da sustentabilidade
da mídia impressa, contribuindo para
que as mensagens enviadas ao público
sejammesmo ambientalmente corretas.
“Reportar às autoridades é um último
recurso. Na verdade, raramente precisa-
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