Revista Graphprint - Edição 154 - page 52

CENÁRIO
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As edições digitais das revistas, que representam 5% da circula-
ção total domeio, estão dando novo fôlego ao segmento. É o que
mostraanálisedo InstitutoVerificador deComunicação (IVCBrasil)
sobre os dados de 2014. De acordo com o levantamento, a partir
deagostodoanopassadoomeiocomeçouaapresentar tendência
de recuperação. Contribuiu para isso o aumento da audiência nas
edições digitais, nas vendas avulsas e também em assinaturas.
Ao considerar as edições digitais, o crescimentoatingeopatamar
de 42,3% em relação a 2013. Já a circulação impressa apresenta
queda de 9,6%. As vendas avulsas caíram 19,8% sobre 2013 e
assinaturas tiveram retração de 3,2%nomesmo período.
“Acompanhamosessecrescimentodasediçõesdigitaisdesde2012
eessecenário,comcerteza, traznovasperspectivasparaomeio re-
vista.Mesmoqueosnúmerosdasedições impressas tenhamcaído,
omeio digital, notadamente aqueles viamobile, está dando fôlego
aosetor.Alémdisso,essacomunicaçãoentreasplataformaséuma
forte tendência, o que faz omeio apresentar números melhores a
partir de agosto”, destaca Pedro Silva, presidente executivo do IVC
Brasil epresidenteda Federação Internacional dos InstitutosVerifi-
cadoresdeCirculação (IFABC, da siglaem inglês).
Já os jornais brasileiros mantiveram em 2014, de certa forma, o
mesmo desempenho do ano anterior com relação à circulação.
Embora tenhaocorridoumapequenaquedana circulação, o cres-
Circulaçãode revistas apresenta
recuperaçãono segundo
semestrede 2014
cimento no total de assinaturas e nas edições digitais manteve
um cenáriodeestabilidadeparaomeio. Os dados sãodo Instituto
Verificador deComunicação (IVCBrasil).
De acordo com o levantamento, a queda foi muito pequena
(4.393.434 exemplares em 2013, para 4.392.567 em 2014), o que
pode ser considerado estável pelomercado. Já nos demais itens
analisadoshouvealterações. O levantamentoé feitocombaseem
toda a circulação paga auditada pelo instituto.
As assinaturas cresceram 7,5% de um período para outro, pas-
sando de 2.201.317, em 2013, para 2.367.205 no ano passado.
As vendas avulsas diminuíram 7,6% (2.192.117 para 2.025.364)
e as edições digitais mais que dobraram de um ano para outro,
118% (500.370 no ano passado, ante 228.944 no ano anterior).
Esses números mostram como é cada vez maior a participação
das edições digitais no total de circulação. Ela passou de 5,2%
para 11,4%, compico de 15,1% emdezembro.
De acordo comSilva, omaior acesso das pessoas a smartphones
e tablets refletiu nos números do ano passado. “Cada vez mais
o leitor acessa a informação onde quer que esteja. Isso faz com
que as edições digitais cresçam. A estabilidade apresentada em
nosso balanço só corrobora o que editores já têm como certeza:
as multiplataformas das publicações ‘conversam’ entre si e dão
alternativas interessantes ao consumidor”, destaca.
1...,42,43,44,45,46,47,48,49,50,51 53,54,55,56,57,58,59,60
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