Revista Graphprint - Edição 154 - page 50

Equipamentos para embalagem
GRAPHPRINT MAIO 15
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GRAPHPRINT: Háumaevidentequedanas tiragens tambémnosetordeemba-
lagens, pois oprópriomarketing cria soluçõesmais customizadas, atingindo
públicosmais bem definidos. Nesse sentido, os equipamentos estão prontos
para lidarem com demandas cada vezmais customizadas?
Agfa
“Simeeste conceito faz partedosnossosdesenvolvimentos, com chapaoffset que
não necessita de forno e reduz ou elimina a utilização do álcool, com nossas im-
pressoras e tintasUV, quedão à indústriade embalagem a capacidadede ser com-
petitiva com custos efetivamente baixos em pequenas, médias e altas tiragens”,
diz Gaeta.
Ferrostaal
“Sim. Uma impressora Ryobi MHI modelo 750, formato 60 x 78.8,equipada com
cura LED é uma solução adequada a esta exigência. As soluções digitais ainda não
atingiram o ponto de equilíbrio para produção de embalagens. Uma Ryobi MHI 750
com LED pode produzir pequenas emédias tiragens e sair da pilha ao acabamento
sem pó a uma velocidade de até16 mil folhas hora. Tudo totalmente curado, com
alta qualidade e brilho de UV. É muito mais do que objetivam os lançamentos di-
gitais para embalagens. Representa ainda um investimento bemmenor e com a
flexibilidadeparaossubstratos,ampliandoo rangedecriaçãodomarketing”, indica
Coelho.
HP
“Cem por cento correto. Essa é uma tendência irreversível, gerando uma prolife-
ração de SKUs nunca antes vista com tiragens muitas vezes incompatíveis com o
acerto de uma máquina offset. Frequentemente vemos nossos clientes com tem-
pos de acerto de 40 a 60minutos para imprimirem tiragens em 20 ou 30minutos.
Nesses casos o digital émuitomais eficiente, com perdas de tempo emaculatura
incomparáveis, oferecendo reduçõesnos custosdeestoquee ‘time tomarket’mais
competitivo. Além disso, um equipamento digital pode liberar uma capacidade im-
portante dasmáquinas offsets quando ‘desocupamos’ amáquina dessas tiragens,
que não são coerentes para o processo offset. Outro pontomuito importante é tra-
balhar com as possibilidades de personalização em packaging. Percebemos um
interesse enorme das marcas por soluções nesse sentido e cases de sucesso já
estão acontecendo pelomundo”, diz Faria.
KBA
“Evidentemente somos flexíveis em formatos com range de impressão indo de
52cm até 2050cm de largura. E, em customização de máquinas, oferecemos so-
luções para aumento de produtividade e performance nas configurações flexíveis
em tempo de acerto, velocidade , além de agregar valor ao impresso com diversas
possibilidade de vernizes, tecnologiasUV, cold stamping, etc.”, informa Lopes.
foco desde 2012. Para o nosso mercado,
citamos novamente as impressoras se-
mirrotativas banda estreita e as máqui-
nas para a impressão em embalagens de
tubos plásticos. Estamos dando uma op-
ção a nossos clientes de explorar novos
mercados e negócios utilizando boa parte
se sua estrutura com estas tecnologias”.
Faria avisa que a HP esta sempre aberta
a parcerias e certamente novos parceiros
e desenvolvimentos serão anunciados,
“principalmente na Drupa 2016, onde
a tecnologia digital vai se mostrar ain-
da mais forte e presente”, adianta. Na
opinião de Coelho, o enobrecimento dos
impressos de embalagem agregando va-
lor com soluções de altíssima qualidade
é uma grande alternativa, e para isto há
soluções para diferentes tiragens. “São
elas: Dmax, da Steinemann, e Jet Var-
nishi 3D, da MGI. Soluções digitais para
enobrecimento dos impressos através de
aplicaçãode verniz localizado (por inkjet),
efeitos 3D, coldstamping, etc.”, fecha o
gerente geral da Ferrostaal.
Aquestãodossubstratos
aserem impressoséuma
barreira?
Lopes é enfático: “Para a KBA nunca hou-
ve barreiras com os substratos. Possuí-
mos tecnologia para impressão em folha
de flandres com impressoras metalgráfi-
cas, tecnologia para a impressão em IML
em offset, possibilidades em impressão
em vidros e rótulos e alto-adesivo em
bobina-bobina”, diversifica.
Definitivamente não, responde Gaeta. “A
Agfa é uma das maiores detentoras das
patentes de tecnologia inkjet UV. Pode-
mos imprimir pormeiodoprocessodigital
em diferentes substratos, além de pos-
suirmos a tinta de baixa migração para
o mercado de embalagens alimentícias”,
argumenta.
AFerrostaal,emconjuntocomsuas repre-
sentadas, é outro player atento ao mun-
do de possiblidades da impressa: “Creio
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52,53,54,55,56,57,58,59,...60
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