Revista Graphprint - Edição 145 - page 29

GRAPHPRINT JUL 14
Papéis reciclados
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Informações colhidas no site da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) contam
quealémdeserdeorigem renovável,opapel estáentreosprodutosqueapresentammaior taxa
de reciclagem no Brasil. No total, 45,5% de todos os papéis que circularam no País em 2011
foram encaminhados à reciclagem.
É importante ressaltar que grande quantidade de aparas de papel reciclável é utilizada na fa-
bricaçãodeoutrosprodutos, como telhas, sem ser computadanasestatísticasde recuperação.
Sob o ponto de vista econômico, a atividade reduz os custos de produção, distribui riquezas e
promove a recuperação de matérias-primas que serão novamente inseridas no ciclo de con-
sumo. Como todo papel produzido no Brasil tem origem na celulose de florestas plantadas de
pinus e eucalipto, o processo de reciclagem tem origem emuma fonte de recursos renováveis.
Ou seja, depois deutilizadas, asfibras dessas árvores se transformamnovamenteemmatéria-
-prima para a fabricação de novo produto.
Ainda em relação ao meio ambiente, a reciclagem – aliada a outros fatores, como o uso de
resíduos para aproveitamento energético e plantio de florestas que absorvem carbono da
atmosfera – contribui para um balanço ambiental positivo como resultado da produção de
celulose e papel.
Além disso, a recuperação do material após o
consumo ajuda a diminuir o volume de detritos
a ser descartado em lixões e aterros sanitários,
já saturados. Pelo alto poder calorífico, o papel
pode ser utilizado na reciclagem energética, ca-
racterística que deverá ganhar importância no
futuro próximo.
AldinirdoNascimento,gerente
comercial divisãopapel cartãodaMD
Papéis:
“O que nosmovimenta
em direção a este
mercado é o crescente
grau de conscientização
da população sobre a
importância da reciclagem
para omeio ambiente,
pois o tema deixou de ser
tratado exclusivamente
como uma questão
econômica e passou a ser
tratado também como uma
questão de cidadania.”
A reciclagem poderia ser aindamaior com políti-
cas públicas de incentivo do governo, iniciativas
empresariais,maior organização dos trabalhado-
res que recolhem os materiais e novas atitudes
do consumidor.
Opções
APapirus,por exemplo,produzcercade90mil to-
neladas/anoeacabade investirR$21milhõesem
sua fábrica. “O investimento foi destinado para a
máquina de papel cartão, na mudança da matriz
energia, queagoraqueimabiomassa, enamelho-
ra dos escritórios da fábrica. Hoje, a Papirus, especializada na criação e produção de papel
cartãoapartir deaparas eprocessosmodernosde reciclagem, emprega350 colaboradores,
recicla 60 mil toneladas de aparas de papel por ano e tem produção estimada em 90 mil
toneladas líquidas por ano, queé comercializadanoBrasil, Europa,AméricadoNorte, Ásiae,
principalmente,América doSul”, explica EduardoGianini, gerente demarketing.
Jefferson Leite, gerente-geral de vendas da International Paper, fala que a companhia é a
maior fabricante de papel para imprimir e escrever não revestido da América Latina, com
produçãodemaisdeummilhãode toneladaspor ano. “LevandoemconsideraçãoqueoBra-
sil éum centroestratégicodenegócios daempresaparaexpansãonaAmérica Latina, estão
previstos investimentosanuaisemmelhoriasdasnossas fábricas, assimcomoemcapacita-
ção profissional e projetos socioambientais. Continuamos focados na busca por excelência
operacional, demaneira a oferecer umprodutode altaqualidadepara omercadodoméstico
e externo. Nomomento, não há previsão de construção de novas plantas”, completa Leite.
JeffersonLeite,gerente-geral devendas
da International Paper:
“Levando em consideração que
oBrasil é um centro estratégico
de negócios da empresa para
expansão naAmérica Latina,
estão previstos investimentos
anuais emmelhorias das
nossas fábricas, assim como
em capacitação profissional e
projetos socioambientais.”
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