Revista Graphprint - Edição 145 - page 31

GRAPHPRINT JUL 14
Papéis reciclados
31
GRAPHPRINT: Emrelaçãoà impressãodigital, háprodutoexclusivo?Quais
suasparticularidades?
Bignardi Papéis
“Acreditamos que ainda existemuito espaço de crescimento para a categoria cut size, papel cortado, por ser um produto de
consumo demassa. O crescimento da base instalada de todos os tipos de impressoras demanda sempremais papel. Obser-
vamos um crescimento contínuo do consumo de papel para impressão, impulsionado pelamaior venda de impressoras para
o ambiente doméstico e corporativo, e continuamos contemplando a continuidade deste crescimento pelos próximos anos,
com a condiçãodeque a economiadomésticamantenha-se crescendo enão seja afetadapor fatores externos. Por outro lado,
enxergamos uma diminuição da demanda por produtos gráficos, possivelmente já sentindo efeitos resultantes da conjuntura
atual domercado doméstico”, falaDuckur.
International Paper
“Os papéis reciclados da IP possuem características adequadas para impressão digital e têm sido amplamente utilizados pelo
mercado. Nãoháumprodutoexclusivoparaessefimna linhade reciclados,mas as linhasChamex Eco, Chambril EcoeCham-
bril Eco Laser asseguram excelentes resultados e são ideais para a impressão de dados variados. Além disso, a International
Paper possui na sua linha de papéis Chambril offset o primeiro papel para impressão digital inkjet com tintas pigmentadas do
mercado brasileiro: Chambril Digital, lançado em 2012. Com tecnologia ImageLok, a linha proporciona coresmais vivas, preto
mais intenso,menor risco de borrões e alta definição das linhas”, fala Leite.
MDPapéis
“Apesar denãodispormosatualmentedenenhumprodutoespecíficodestinadoà impressãodigital,nãovislumbramosgrandes
obstáculos para adaptar o nosso produto nomomento oportuno. O tema impressão digital está sempre em pauta nas nossas
reuniões de desenvolvimento de produto como uma tendência que não pode ser ignorada e que será trazida para a linha de
produtos daMDPapéis nomomento certo”, dizNascimento.
Papirus
“Verificamosquenossa linhaVitaéadequadapara impressãodigital; emparticular oque verificamoséqueoscartõesVitasolid
eVitabianco têm sidomais utilizados”, avaliaGianini.
são igualmente sustentáveis. “Opapel reciclado,paranós, écom-
plementar ao de fibra virgem (branco). Portanto, acreditamos que
a existência dos dois produtos dá ao consumidor o direito de op-
tar por um deles, de acordo com sua necessidade. Aconselhamos
aos consumidores a sempre optar por produtos certificados, que
protegemabiodiversidade,desdeoplantiodasflorestasatéasua
distribuição. A certificação é uma garantia de que a empresa e o
produto respeitam o tripé da sustentabilidade: social, econômico
e ambiental”, argumenta.
Atualmente a linha de papéis reciclados EcoMillenium é um dos
principais produtos daBignardi Papéis. AproduçãodoEcoMillen-
nium começa na triagem do papel. Essematerial é recolhido por
meio de coleta seletiva ou é proveniente de sobras do processo
gráfico. “Este ano lançamos opapel EcoMais, umpapel reciclado
que possui uma tonalidademais clara, muito próxima a do papel
branco. É uma alternativa para quem procura um produto que se
diferencieda tonalidadedo reciclado tradicional,mas deseja con-
tinuar utilizando papel reciclado”, explicaDuckur.
1...,21,22,23,24,25,26,27,28,29,30 32,33,34,35,36,37,38,39,40,41,...52
Powered by FlippingBook