Revista Graphprint - Edição 145 - page 25

GRAPHPRINT JUL 14
Mercado editorial
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dapesquisadesteano foi ograudesucessoalcançadononúmero
de respostas emparelhadas, permitindo alto grau de confiabilida-
de ao comportamentodomercado”, destaca apresidentedaCBL.
“A comparação entre o desempenho do setor editorial, a cada
ano, permite analisar tendências e resultados. É importante con-
seguirmos enxergar qual dos segmentos está obtendo melhores
resultados, qual o canal de distribuição está crescendo, qual a
área temática está com tendência de crescimento ou de queda”,
comentaSônia Jardim, presidente doSNEL.
Livrariaslideramoscanaisdevendasdo
mercadoeditorial,segundoaPesquisaFipe2013
As livrarias são o principal canal de comercialização do setor
editorial no Brasil. Em 2013, a sua participação no número de
exemplares vendidos foi de 50,59%. Em 2012 foi de 47,42%. Este
aumento tambémverificou-senonúmerodeexemplaresvendidos
nas livrarias. Em 2013, elas comercializaram 141,47 milhões de
obras literárias ante 127,35milhões em2012.
Já o segundomaior canal de vendas de livros são os distribuido-
res, ocupando 20,50% domercado, com 57,33milhões de exem-
plares. Estaparticipaçãocaiuem relaçãoa2012,quandoosdistri-
buidores representavam26,25%doscanaisdevendas, com70,49
milhões de exemplares vendidos.
Obrasgeraisfoi osubsetorquetevemelhordesempenhonomercadoem2013,segundoaPesquisaFIPE
Osubsetor obrasgeraisapresentouomelhor desempenhononúmerodeexemplaresvendidosaomercadoem2013,comaumento
de 11,68% com relação a 2012. Foram vendidos 121,67milhões de exemplares em 2013, ante 108,95milhões no ano anterior.
Este desempenho do subsetor de obras gerais ainda émaior, considerando, também, as vendas ao governo. Em 2013, houve um
aumentode112,84%, com28,187milhõesdeexemplares. Em2012, o subsetor vendeu13,24milhõesdeexemplares. Em seguida,
vem o subsetor religiosos, que elevou as vendas de exemplares aomercado, no ano de 2013, em 2,18%, com 72,50milhões de
exemplares vendidos.Mas as vendas ao governo caíram40,96%.
Em terceiro lugar, quando os dados referem-se ao mercado, aparece o subsetor científicos, técnicos e profissionais (CTP) que
apresentou queda de 3,14%, na comparação entre 2013 e 2012. Foram 33,68milhões de exemplares vendidos em 2013 contra
34,77milhões em 2012. Em compensação, nas vendas ao governo, o subsetor apresentou omaior desempenho, com 154,01% de
aumento. Em 2013, o governo comprou1,72milhão de exemplares e, em 2012, 0,67milhão.
Omenor desempenhocom relaçãoàs vendasaomercado foi do subsetor didáticos. Houvequedade3,86%em2013. Naqueleano,
foram vendidos 51,79milhões de exemplares e, no ano anterior, este número chegou a 53,88milhões.Mas o subsetor apresentou
elevação do número de exemplares vendidos ao governo, em 2103. O percentual foi 12,59% superior a 2012, com 169,04milhões
de exemplares. Em 2012, foram vendidos ao governo 150,14milhões de exemplares.
A pesquisa ainda apontou que houve crescimento da produção de títulos pelas editoras. O aumento foi da ordem de 8,29%. Em
2013, foram produzidos 62,23mil títulos, ante 57,47mil em 2012. Curiosamente, o número de exemplares produzidos teve queda
de3,59%. Em2013, foram impressos467,83milhõesde livroseem2012,onúmero foi de485,26milhões. Estecenáriodemonstra
a preocupação das editoras em oferecer uma gamamais diversificada de títulos, atendendo à demanda domercado, aomesmo
tempo que otimizam recursos com a impressão de tiragensmenores.
Osetorportaaportaecatálogomanteve-sena terceiraposiçãodo
canal de vendas em 2013, em comparação a 2012, com elevação
desuaparticipação. Em2013,opercentual foi de8,74%ante8,03,
em2012. Emnúmerosdeexemplares,odesempenho foi oseguin-
te:noanode2013,portaaportaecatálogocomercializaram24,44
milhões de exemplares e, em 2012, 21,55milhões.
Na sequência, vem o segmento igrejas e templos, que também
aumentou sua participação como canal de vendas. Em 2012, era
responsável por 3,07%, com 8,25 milhões de exemplares vendi-
dos. Já no ano passado, este canal representou 3,25%, com 9,09
milhões de exemplares vendidos.
Os supermercados também apresentaram elevação. Em 2013, a
participação deste canal foi de 3,06% e, em 2012, de 2,80%. As
bancas de jornal apresentaram queda em sua participação como
canal de venda: em 2012, era de 2,13%, ante 2,06%, em 2013.
Abaixodesses canais estão escolas e colégios, que apresentaram
elevação com relação ao ano anterior. Em 2013, a participação
foi de 1,89%, ao passo que em 2012, de 1,25%. Outros canais
de comercialização também aparecemna pesquisa, abaixo dos já
citados. São eles: exportações, internet (venda realizada pelo site
daeditora),marketingdireto (maladireta, clubedo livro, correios),
empresas, bibliotecas privadas, venda conjunta com jornais, ven-
das promocionais e outros.
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