Revista Graphprint - Edição 145 - page 24

MERCADOEDITORIAL
GRAPHPRINT JUL 14
24
Vendas de exemplares
crescem e cai opreço
médiodo livro em 2013
Aseditorasbrasileirasvenderamaomercado279,66milhõesde
livros, em 2013, representandoumaumentode 4,13%emrelação
aos 268,56milhõesdeexemplaresde 2012. Jáasvendasde
exemplaresaogovernotiveramcrescimentode20,41%. Em2013,
foram 200,30milhõesdeexemplaresante166,35milhõesem2012
Os dados são relativos à Pesquisa Produção e Vendas do Setor
Editorial Brasileiro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômi-
cas da Universidade de São Paulo (FIPE/USP), sob encomenda da
Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato dos Editores de
Livros (SNEL). O levantamento abrange os segmentos básicos do
setor do livro: o mercado (editoras, livrarias e outros pontos de
venda) e o governo (que compra das editoras pormeio de progra-
mas, como oPlanoNacional do LivroDidático - PNLD).
Quanto ao faturamento, o crescimento nominal do setor editorial
brasileiro,considerandomercadoegoverno,em2013, foi de7,52%,
comR$5,35bilhões. Essepercentual significaumcrescimento real
de 1,52%, considerada a variação de 5,91% do IPCA em 2013. En-
tretanto, desconsideradas as compras feitas pelo governo, o cres-
cimento nominal foi de 5,90%. Ou seja, considerada a variação do
IPCAde5,91%, as vendas aomercadonão sofreramalteraçõespo-
sitivasounegativas, dadoqueocrescimento real foi de0%.
Outra constatação da pesquisa é a de que o preçomédio do livro
aomercado apresentou queda de 4,%, considerada a variação do
IPCA de 5,91%. Porém, o preço médio corrente do livro cresceu
1,70% em2013, em relação ao ano anterior. O subsetor que apre-
sentou maior elevação dos preços foi o de Religiosos (14,60%),
seguido do Científicos, Técnicos e Profissionais – CTP (8,74%) e
Didáticos (4,70%). O subsetor Obras Gerais apresentou queda de
2,94%.
A venda de e-books aumentou 225,13% de 2012 para 2013, con-
tudo, ainda representaumaparcelamuitopequenado faturamen-
to total do setor.
Para a presidente da CBL, Karine Pansa, a realização anual da
pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro é fun-
damental para a compreensão domercado, seu aperfeiçoamento
e desenvolvimento. “Com os dados levantados, é possível visuali-
zar as tendências, dimensionarmelhor a produção e trabalhar de
modomais eficaz para cumprir ameta prioritária de disseminar a
leitura e ampliar o acesso ao livro no País. Outro fator importante
1...,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23 25,26,27,28,29,30,31,32,33,34,...52
Powered by FlippingBook