Revista Graphprint - Edição 177 - page 32

Papéis Especiais
GRAPHPRINT 177
32
crescimento, a Fedrigoni, pormeio damarca Fabriano, iniciou um
processo de importação de algumas linhas para serem comercia-
lizadas nomercado artístico, composta por uma gama dedicada a
diversas técnicas.”
De acordo com o diretor comercial da Filiperson, o segundo se-
mestre de 2017 será pródigo em lançamentos e consolidação de
linhas lançadas nos últimos 12 meses. “Esse será o combustí-
vel para o planejamento do próximo ano, no que diz respeito a
desenvolvimento e inovação. Acreditamos no potencial do Brasil
e, por isso, não medimos esforços para manter as nossas velas
içadas. Quando a brisa voltar a se transformar em ventos fortes,
estaremos em posição de aproveitar o impulso e navegar para
mares aindamais promissores. Resumidamente falando, são no-
vos tempos, com novas técnicas e novos desafios. Nesse cenário,
nossamissãoestáestampadaemnossa logomarca: aqualidadeé
o nosso papel”, avisa.
Apartir daseleçãodoprocessode impressãoaoqual serásubme-
tido o papel, existe uma clara relação de tipos de papel que têm
desempenho garantido, outros que apenas podem ser considera-
dos razoáveis e aqueles que são contraindicados. “Na Filiperson
temos papéis desenvolvidos para cada tipo de impressão. Papéis
próprios para a impressão off set e/ou serigrafia, para impressão
laser colorida de alta resolução, impressão fotográfica jatode tin-
ta,papéispara impressãodesegurançaemuitomais.AFiliperson
éa fabricanteexclusivanoBrasil dospapéispara impressão laser
colorida de alta resolução Xerocoat e Filicoat, desenvolvidos em
parceria com a Xerox do Brasil e que são conhecidos e utilizados
largamente por copistas e demais usuários que necessitam de
resultados profissionais. Também produzimos na Filiperson uma
linhaprofissional depapéisparaa impressão inkjet, comexcelen-
tefidelidadede cores, altíssimadefiniçãoe secagem instantânea,
alémde serem à prova d’água”, falaGrassiotto.
PARAODIGITAL
Natural que a impressão digital trouxesse novos projetos e desa-
fios de impressão ao fabricante de papel especial. “O mercado
de papéis para impressão digital tem uma crescente demanda.
AArjowiggins possui uma ampla gama de papéis para atender a
diversas tecnologias, tanto para as tecnologias de toner líquido
quanto para a tecnologia toner seco. Os produtos já são vendidos
aomercado gráfico no formato que otimize seu uso, sem perdas,
por adequar os formatos tradicionais destinados para impressão
offset para impressão digital. Todos os papéis desse portfólio são
homologados pelos fabricantes de equipamentos”, falaSonia.
Acompanhando a evolução do mercado gráfico, Silva destaca as
linhas fabricadas pela Fedrigoni Itália, comercializadas por meio
da rede de distribuição no Brasil. “Essas linhas, além de serem
diferenciadas pelo formato, textura e acabamento, recebem um
tratamento especial para impressão digital”, completaSilva.
A impressão digital trouxe não só novos projetos de impressão
como virou de pernas para o ar o cenário gráfico analisa Gras-
siotto. “Soluçõesantes impensáveishojesãocorriqueiras. Ospro-
fissionais gráficos se adaptaram a essa nova realidade e saíram
ganhandomuito com isso. Hoje se produzmuitomais do que on-
tem, falando em variedade de peças. Embora as tiragens tenham
sido reduzidas - e continuam sendo - a gama de possibilidade
aumentou de forma tão interessante que trabalhos antes com-
plexos são produzidos hoje em equipamentos muito menores e
com novos recursos como a impressão de dados variáveis, por
exemplo. Falando de forma individual, os produtosmais vendidos
pela Filiperson são, pela ordem, os papéis de texturas exclusivas,
os papéis para impressão laser de alta resolução (FILICOAT), os
papéismetalizados e perolizados e a linha de papéis coloridos de
alta gramatura”, completa o gerente comercial da Filiperson.
GustavoSilva,gerentedeMarketing &Comercial Brasil daFedrigoni:
“O segmento de fine art noBrasil demonstra um
crescimento significativo nos últimos anos. Em
resposta a esse crescimento, a Fedrigoni, por
meio damarca Fabriano, iniciou um processo
de importação de algumas linhas para serem
comercializadas nomercado artístico, composta por
uma gama dedicada a diversas técnicas.”
1...,22,23,24,25,26,27,28,29,30,31 33,34,35,36,37,38,39,40,41,42,...52
Powered by FlippingBook