Revista Graphprint - Edição 177 - page 24

TENDÊNCIAS
GRAPHPRINT 177
24
Como será o ambiente de trabalho do futuro?As pessoas irão ao
escritório em seus carros voadores? Robôs substituirão os seres
humanosnospostosde trabalho?Foramcomessasdúvidasquea
unidade de inteligênciaAdobe Digital Insights analisou 3milhões
de menções em inglês, na internet (Twitter, blogs, fóruns), para
saber o que as pessoas pensam sobre o assunto, resultando no
levantamento Future ofWork.
Dentreasprincipaisconstataçõesdapesquisa, osdadosmostram
que, ao contrárioda crençapopular, amaioriadas pessoas afirma
que os robôs estão ajudando no ambiente de trabalho ao realizar
as atividades operacionais, oquedeixamais tempo livreparaque
os colaboradores possam concentrar-se nas ações mais estraté-
gicas e criativas.
Ainda que algumas menções expressaram preocupação sobre
como robôs e automação podem impactar negativamente o tra-
balho, amaioria dos dadosmostra que as pessoas acreditam que
essas tecnologiasproporcionameconomiade tempo (30%) eaná-
lise de dados (25%).
“Esse estudo daAdobe traz elementos quemostram que o receio
de que máquinas podem fazer tudo sozinhas é muito menor em
comparação aos benefícios que o avanço tecnológico já trouxe.
Nessa união entre homem emáquina, os trabalhadores estão en-
xergando que a tecnologia não substitui o lado estratégico e cria-
tivo, que é essencialmente humano, e sim abrindo espaço para
que deixemos de fazer operações repetitivas”, analisa Federico
Grosso, vice-presidente daAdobe paraAmérica Latina.
Futurodo
trabalho
PESQUISA FUTURE
OFWORK, DAADOBE,
MOSTRAOQUEAS
PESSOASPENSAMSOBRE
OTRABALHONO FUTURO
O Future ofWork aponta também que até as áreasmais voltadas
às ciências humanas são as que, recentemente, passaram a in-
corporar grandes volumes de dados que ajudam na tomada de
decisões: é o chamado PeopleAnalytics, que utiliza uma gama de
informações relacionadas à pessoa paramelhorar todos os níveis
de negócio de uma empresa.
De acordo com o estudo daAdobe, RH (44%) eGestão (18%) lide-
ram os tópicos de discussão sobre People Analytics. “A ideia de
usar o analytics para recrutar,melhorar o gerenciamento, substi-
tuir avaliações de desempenho emelhorar ambientes de trabalho
éalgo inerenteao futurodo trabalho. Osdadosdisponíveisdevem
ser usados não somente a serviço domarketing e para a perfor-
mance do negócio, mas também internamente com os colabora-
dores, que são os responsáveis por fazer a máquina funcionar”,
afirmaGrosso.
MOTIVAÇÕESDOS TRABALHADORES
Com relaçãoaosdesejosdoscolaboradores, o levantamentomos-
tra queflexibilidade é amotivação fundamental para os funcioná-
rios. Podemos também vermais pessoas semovendo em direção
a essa jornada flexível no tipo do contrato e caminhando para a
“Gig Economy” (tipo demercado que contempla os trabalhos free
lancers, em que as empresas contratam os trabalhadores para
serviços pontuais e ficam isentas das obrigações da CLT, como
número de horas trabalhadas), que teve três vezesmaismenções
na comparação ano a ano.
1...,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23 25,26,27,28,29,30,31,32,33,34,...52
Powered by FlippingBook