Revista Graphprint - Edição 177 - page 42

TENDÊNCIAS
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Dominadopor crises, 2016 foi complicadopara todaa cadeiapro-
dutivabrasileira.Movidopor grandes setoresdaeconomia, omer-
cado publicitário também foi afetado, mas emmenor escala na
comparação com oPIB, que teve queda de 3,6%.
Os investimentos publicitários forammarcados por grandes os-
cilações, incluindo retração nos recursos destinados à mídia por
parte de alguns dos principais anunciantes. Esse movimento,
comprovado por dados, pode ser conferido no rankingAgências&
Anunciantes, que oMeio&Mensagem veicula com exclusividade.
O estudo feito em parceria com o Kantar Ibope Media considera
o volume dos investimentos publicitários no Brasil e traz os seto-
res econômicos que mais se destacaram, além dos 300maiores
anunciantes e das 50maiores agências.
“Tivemos um ano difícil, com recessão. Apesar da redução de in-
vestimentos nomeio publicitário conseguimos registrar um cres-
cimento médio de 2%. Alguns setores se destacaram, agências
conquistaram novas e robustas contas e alguns anunciantes re-
tomaram os gastos commídia”, ressaltou José Carlos de Salles
GomesNeto, CEOdoMeio&Mensagem.
Entreos setores econômicos, odeComércioeVarejoestána lide-
rança,apesar da retraçãode6%dos investimentosdestinadosem
mídia (R$7,5bilhões). Em seguida, apareceaáreadeServiços ao
Consumidor, com R$ 4 bilhões, e o de Higiene Pessoal e Beleza,
Mercadopublicitário registra
baixo crescimento em2016
ESTUDOFEITOPELOMEIO&MENSAGEM, EM
PARCERIACOMOKANTAR IBOPEMEDIA,TRAZ
RANKINGCOMOSMAIORESANUNCIANTES,
AGÊNCIASEPRINCIPAISSETORESECONÔMICOS
comR$ 3,9 bilhões. A Indústria Farmacêutica, ocupando o quarto
lugar,movimentouR$3bilhões, registrando3,7%decrescimento.
Ainda entre os dez principais setores, estão Mercado Financeiro
e Seguros; Alimentação; Veículos Peças e Acessórios; Bebidas;
e Serviços de Telecomunicação e Cultura, que inclui também os
segmentos de Lazer, Esporte eTurismo.
Já no setor de anunciantes ocorreu um recuo nos investimentos
emmídia das principais empresas. Os cinco primeiros colocados
mantiveram suas posições em relação a 2015. A Genomma Lab,
companhia de produtos farmacêuticos e cosméticos, ocupa a pri-
meira posição acumulandoR$ 1,3 bilhão destinado à publicidade,
apesar da retração de 12,7% em relação ao ano anterior. Em se-
gundo lugar está a Via Varejo ao investir R$ 1,1 bilhão contra R$
1,3bilhãoem2015.AUnilever, terceira colocada, também reduziu
os recursos em 10,2%, investindo R$ 988milhões. Na sequência,
entre as 10 principais, vêm Hypermarcas, Caixa, P&G, Ambev, Te-
lefonica, DivcomPharma eGeneral Motors.
Entre asmaiores agências, aY&Rmais uma vez ocupa a primeira
posiçãodo ranking, apesar daquedade13,1%de seu faturamen-
to na comparação com 2015, seguida de AlmapBBDO,WMcCann,
Ogilvy Brasil e Publicis. Contudo, o grande destaque entre as 50
ficou com a Talent, que subiu 14 posições, pulando do 20º para o
sexto lugar. Ainda de acordo com o ranking, a Talent, que atende
osclientes Ipiranga,Claro,AleloeTelefonicamovimentouR$864,4
milhões somente no ano passado, representando um aumento de
85,2% em relação ao período anterior. Ainda entre as dez primei-
rasdoestudo,nasétimaposiçãoestáaMyPropaganda,queobte-
ve crescimento de 12%. Leo Burnett Tailor Made, Lew’Lara\TBWA
eAfrica fecham o top 10.
“Tivemos um ano difícil, com recessão.Apesar da redução de
investimentos nomeio publicitário conseguimos registrar um
crescimentomédio de 2%.Alguns setores se destacaram, agências
conquistaram novas e robustas contas e alguns anunciantes
retomaram os gastos commídia”
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