Revista Graphprint - Edição 177 - page 26

DISTRIBUIÇÃODEPAPÉIS
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Nas últimas décadas o mercado global vem passando por uma
verdadeira revolução e o ambiente está cada vez mais competi-
tivo. Fatores como preço e qualidade são relevantes, mas as or-
ganizações precisam apresentar diferencial por meio do nível
de serviço associado a seu negócio. Na prática é entregar amer-
cadoria – neste caso, entenda-se, papel – certa, dentro do prazo
exigido, a um custo reduzido. Definitivamente, a área de logística
entra no jogo com destaque. É preciso envolver toda a cadeia de
suprimentos, incluindo o processo de armazenamento, circulação
e distribuição. Quando o gestor está atento a toda a cadeia de
suprimentos é possível aumentar os ganhos.
Empresas precisam entender que para atingir um nível superior
de qualidade é necessário que haja capacitação e treinamento
pessoal dos colaborados e da equipe envolvida. No Brasil são
poucos os profissionais capacitados em logística, mas é preciso
que o funcionário responsável por essa área tenha conhecimento
suficiente sobre transporte, economia, armazenamento e distri-
buição. É recomendável que pelo menos uma pessoa apresente
estas características ou que o próprio dono do negócio desempe-
nhe essa função.
É impossível querer atender comagilidadeequalidadeosclientes
sem investir em tecnologia. O uso de um software de gerencia-
mento de vendas, entregas e estoque não é apenas uma obriga-
ção. Controlar tudo na ponta do lápis já não suporta as operações
executadaspelasempresas. Outroponto relevanteéentender que
papel em estoque é dinheiro parado. Porém é preciso ter plane-
jado que eventuais demandas podem surgir e que alguns itens
serão necessários para atender ao pedido. Por isso, é importante
queaempresaencontreumequilíbrioentre termuitomaterial em
estoque e estar zerada.
AMBIENTEDOSETOR
Os ventos, pelo jeito, sopram a favor do segmento de papel e ce-
lulose. A 36ª edição do Cenários Ibá, boletimmensal da Indústria
Brasileira de Árvores (Ibá), mostrou que a produção de celulose
cresceu 5,1% no primeiro quadrimestre de 2017 na comparação
com o mesmo período do ano passado, totalizando 6,32 milhões
de toneladas fabricadas antea6,02milhões em2016. Jáno setor
Logísticaapurada
MERCADODEDISTRIBUIÇÃODEPAPELTEMDEESTARATENTOAOSDETALHESE INVESTIREM
SERVIÇOSPODESERODIFERENCIALALMEJADO.
de papel, o resultado positivo continua com as exportações, que
atingiram um volume de 702 mil toneladas vendidas no período,
alta de 1,9% em relação aomesmo período de 2016, quando fo-
ramnegociadas 689mil toneladas.
No primeiro quadrimestre de 2017, o volume de exportações de
celulose alcançou 4,34 milhões de toneladas, crescimento de
1,6% em relação ao mesmo período de 2016, quando foram ex-
portados 4,28milhões de toneladas. O segmento de papel regis-
trou exportações de 702mil toneladas (+1,9%) e o de painéis de
madeira alcançou amarca de 376milmetros cúbicos (+39,8%).
De janeiro a abril de 2017, o setor registrou exportações no valor
deUS$2,6bilhões, ainda1,7%abaixoem relaçãoaomesmoperí-
odode2016; a celulosealcançouUS$1,87bilhão (-2,2%), opapel
US$ 601milhões (-3,2%) e os painéis demadeiraUS$ 86milhões
(+24,6%). Como resultado a balança comercial do setor registrou
umsaldopositivodeUS$2,24bilhõesnosquatroprimeirosmeses
do ano (-0,5% em relação a 2016).
Mais de 44% da celulose exportada pelo Brasil tem como destino
aChinaque representouuma receitadeUS$829milhões, um au-
mento de 26,6% ao comparar os primeiros quatromeses de 2017
e 2016. Os países latino-americanos são os principais mercados
dos segmentos de papel e painéis de madeira no período, com
receitas de exportações de US$ 382 milhões (+10,4%) e US$ 48
milhões (+26,3%), respectivamente.
A produção brasileira de celulose superou 6,3 milhões de tone-
ladas, crescendo 5,1% no período de janeiro a abril de 2017 em
relação a 2016; e a de papel registrou 3,4 milhões de toneladas
(-1,7%). Nos primeiros quatromeses de2017, as vendas depapel
no mercado interno alcançaram 1,69 milhão de toneladas, apre-
sentandoumaquedade2,9%na comparação comomesmoperí-
odo do ano passado; enquanto o segmento de painéis demadeira
registrou 2,09milhões dem³ negociados (-0,8%).
VISÃODEMERCADO
Cristiane Bolaina, backseller consultora de papéis especiais da
Antalis, diz que devido ao cenário político incerto que vivemos,
o clima de apreensão no setor de distribuição é bem acentuado.
“Porém, temos oprivilégiode trabalhar commarcasqueagregam
1...,16,17,18,19,20,21,22,23,24,25 27,28,29,30,31,32,33,34,35,36,...52
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