Revista Graphprint - Edição 177 - page 31

GRAPHPRINT 177
Papéis Especiais
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Já a Fedrigoni, que tem fábrica no Brasil, é responsável pela pro-
dução de, aproximadamente, 22 mil toneladas de papel por ano,
abastecendo aAmérica Latina ediversos países do restodomun-
do. Os produtos da Fedrigoni Brasil Papéis englobam asmais di-
versasnecessidadesdeseusclientes.Aempresadispõedepapéis
coloridos, com texturas diferenciadas e efeitos especiais. “Com
incremento das linhas F Card e F Bond, direcionadas para o alto
consumo,eoesforçodevendadanossa redededistribuição, com
21 canais comerciais, estamos com um bom crescimento no vo-
lume. Somando a este crescimento, também podemos considerar
o já recorrente bom desempenho das linhas especiais. Papel es-
pecial é algo que foge do senso comum, traz inovação, qualidade
perceptível e, acimade tudo, diferencial parao trabalho realizado.
Quandoumprojeto é executado comumpapel especial, omesmo
ganha destaque em comparação a outros produtos considerados
comuns”, fala Gustavo Silva, gerente de Marketing & Comercial
Brasil da Fedrigoni.
Daniel Grassiotto, gerente comercial da Filiperson, observa que
vivemos hoje em um mundo em constante transformação e é
preciso entender as necessidades do mercado e suas carências
quemudamsempréviosavisos. “Asespecialidadesempapel vêm
ganhando importância no cenário nacional, a exemplo do que já
acontece no restante domundo desenvolvido. Um papel pode ser
considerado especial por diferentes fatores, como por exemplo,
sua textura, cor, espessura, sua indicação de printabilidade, apli-
cação,entreoutros.Assim,ospapéisquediferemdoscomumente
encontrados nomercado varejista, com aplicações genéricas, são
os chamados especiais”, explica.
PRONTOSPARAA IMPRESSÃO
Características como gramatura, textura e formato influenciam
diretamente no resultado final. Neste caminho é preciso alinhar
expectativa dos designs e a realidade de produção das impres-
soras. “AArjowiggins CreativePapers possui uma gama completa
depapéisparaopúblicocriativo,disponível nomercadobrasileiro.
Investimos em estudos de mercado para a criação de texturas e
cores de nossos produtos, atendendo diferentes demandas, des-
de os clássicos até os estilos mais ousados. Ser democrático no
processo criativo é essencial, por isso não trabalhamos com ex-
clusividade”, diz Sonia.
AindanaopiniãodeSonia,háumacrescentedemandade impres-
sõesde fotografias,desenhos,pinturasearteemgeral,empapéis
de fibra de alta qualidade, em diferentes texturas e gramaturas.
“Isso se dá pela crescente democratização da arte e pela enorme
quantidade de imagens disponíveis nos meios digitais, que dão
uma série de possibilidades ao mercado. Um ponto importante
para esse tipo de impresso é a durabilidade da imagem. Por isso
a combinação tinta e papel, ambos de alta qualidade, émuito im-
portante. Os papéis criativos da Arjowiggins são utilizados nesse
segmento, sobretudo o Superfine, para impressão em tecnologia
HP Indigo”, completa a gerente comercial & marketing América
Latina daArjowiggins.
AArjowiggins ampliou sua gama disponível no Brasil nos últimos
meses. Além das linhas Rives, Curious e Conqueror, há agora a li-
nhaPop’Set,com22novascores,gramaturasdo120ao400g/m²,,
todos coloridos na massa e com pH neutro. “Incluímos na gama
tambéma linhaPop’SetMetálico, que sãopapéismetalizadosnas
cores porcelana, dourado, aço e ébano, disponíveis nas gramatu-
ras 120, 180 e 250g/m², fabricados especificamente para atender
à demanda domercado local”, avisaSonia.
Silva aposta na variedade: “É amelhor forma de expressar o por-
tfólio da Fedrigoni Brasil Papéis. Um bom exemplo dessa ampla
gama é a linha Color Plus. São 33 cores com gramaturas diver-
sas, que trazem uma infinidade de opções para enriquecer o
mercado gráfico. O segmento de fine art no Brasil demonstra um
crescimento significativo nos últimos anos. Em resposta a esse
Daniel Grassiotto,gerentecomercial daFiliperson:
“As especialidades em papel vêm ganhando importância no
cenário nacional, a exemplo do que já acontece no restante
domundo desenvolvido. Um papel pode ser considerado
especial por diferentes fatores, como por exemplo, sua
textura, cor, espessura, sua indicação de printabilidade,
aplicação, entre outros.Assim, os papéis que diferem
dos comumente encontrados nomercado varejista, com
aplicações genéricas, são os chamados especiais”, explica.
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