Revista Graphprint - Edição 170 - page 49

GRAPHPRINT OUTUBRO 16
Artigo
49
um produto será vendido em uma loja sob luz fluorescente branca
fria, e, depois, observado emuma residência com lâmpadas incan-
descenteseà luzdodia,eledeveser avaliadoemcadaumadessas
condiçõesparagarantir queacor continuea ser consistente.
OBJETOS
Para tornar esse cenário aindamais complexo, nem todos os ob-
jetosabsorveme refletem luzdamesma forma. Omaterial deque
um determinado objeto é feito e o tipo de corante usado determi-
nam quais cores de luz serão absorvidas e cada uma delas será
refletida como uma cor específica para seus olhos.
Voltemosaoexemplodocarrovermelho. Seamesmacor vermelha
(tinta / pigmento) for aplicada sobrediferentes itens (para-choques
deplástico,painéisdemetal,assentodepanoetc.),aoser observa-
do o carro apresentarámúltiplos tons e padrões de vermelho. Isso
porquecadamaterial temumpoder de refletir a luzdiferente.
Essa é uma consideração importante para os fabricantes. Ao pro-
duzir peças que serãomontadas ou observadas juntas, cada tipo
dematerial deve ser considerado e analisado separadamente.
MEMÓRIA
Se o que está acima é verdadeiro, você deve estar se perguntan-
do por que você não tinha notado isso antes? Bom, a questão é
que você não está sozinho. Graças à memória, nossos cérebros
aprenderam como as coisas deveriam parecer – e, dessa forma,
o cérebro aplica automaticamente esse “padrão”para tudo o que
captura.
Para garantir que eles estão se comunicando e caracterizando a
cor certa,os fabricantescontamcom instrumentosdemediçãode
cores, como espectrofotômetros, para capturar uma quantidade
precisadecores. Ficou intrigado?Assegurar aconsistênciadecor
é fundamental se seunegócio depende dela.
1...,39,40,41,42,43,44,45,46,47,48 50,51,52
Powered by FlippingBook