Revista Graphprint - Edição 166 - page 46

Papéis Especiais
GRAPHPRINT JUNHO16
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segmento de papel cortado, no qual os fabricantes locais têm plena capacidade de
abastecimentoeaparticipaçãoda importação temum caráter de regulador depre-
ços, como explicam os distribuidores importadores. Conforme aSecex, as entradas
de cut size somaram2,3mil toneladas nos trêsmeses de2016,metadedas 4,6mil
toneladas de igual período do ano anterior.
No nicho do offset, a presença do produto estrangeiro segue as mesmas caracte-
rísticasdopapel cortado. Nas trêsNCMs (NomenclaturaComumdoMercosul) deste
grupo, as entradas depapéis estãoemdeclíniodesde janeirode2015,mês emque
foram internalizadas 3,6mil toneladas. No acumulado do primeiro trimestre deste
ano, entraram apenas 153 toneladas. Já os desembarques de MWC chegaram a
14,4mil toneladasnos trêsmesesde2016, considerandoaentradade5,7mil tone-
ladas emmarço. No tipo LWC, aSecex computou a importaçãode3,7mil toneladas
de janeiro a março deste ano, contra 6,0 mil toneladas no período equivalente de
2015. Vale lembrar que os números aqui apresentados foram gentilmente cedidos
pelaAndipa. Informações completas no endereço
DEMANDADASGRÁFICAS
Sonia diz que aArjowiggins tem como premissa gerar a demanda através do público
queespecificaopapel,ouseja,designerseagênciasdepublicidade,alémde trabalhar
com a distribuição e promoção de nossos produtos nas gráficas. “Toda a estratégia
de comunicação é pensada para aguçar a veia criativa desse segmento, tendo como
base a nossa gama de papéis. O resultado desse trabalho gera a demanda para o
mercado gráfico. Temos uma amplagamadepapéis internacionalmente conhecidos,
comoRives,CuriousCollectioneConqueror,marcas jáconsolidadasnoBrasil”,explica
GRAPHPRINT: NA LINHADEPRODUTOS, QUAL ESTÁ
SENDOMAISUSADOPELOSETORPROMOCIONAL?
ANTALIS
“O último grandemovimento de demanda foi o crescimento das linhas depro-
dutos com brilho metálico, indicadas tanto ao mercado promocional quanto
de convites,mas temos trabalhadomuito a oferta de suportes para impressão
digital, que tende a ser um importante nicho no futuro”, falaClaudia.
ARJOWIGGINS
“Para o segmento promocional, temos dois produtos que se destacam: a li-
nha Rives, com sete texturas disponíveis no Brasil, e a linha CuriousMetallics,
formada por papéis com acabamento metálico e cores que acompanham as
tendênciasmundiais demoda e design”, falaSonia.
FEDRIGONI
“Color Plus, uma linha que tem um desempenho incrível em diferentes apli-
cações. Atualmente é líder no quesito qualidade, com diferenciais de cor, e
recentemente completamos 30 anos de existência”, comemoraSilva.
Nosúltimosanos,aArjowiggins incluiuna linha
CuriousCollection novas gamas de papéis, que
buscam a diferenciação através do tato, como
oCuriousSkincompostopor 16corescomaca-
bamento fosco e um toque macio, inspirado
na pele humana, e CuriousMatter, composto
por 6 cores sólidas, com um toque agradável
e áspero. “Para o segundo semestre de 2016
traremos outras gamas de produtos, visando
trabalhar novas corese texturas, sempre tendo
comopremissaopadrãodequalidadedospro-
dutosArjowiggins”, diz Sonia.
Por sua vez, a Antalis entende que as gráficas
nem sempre são responsáveispelaespecifica-
çãodopapel aserutilizadoemumprojeto.“Por
essemotivo contamos com uma equipe de ba-
cksellers, que são profissionais que apoiam os
profissionaisde criação, comoagênciasdepu-
blicidade e designers gráficos, fornecendo ca-
tálogos, amostras impressas e tirando dúvidas
sobre os papéis para que eles se sintammais
seguros ao recomendarem as linhas de papéis
finos para seus clientes e assim também para
asgráficas.Asmesmasbacksellersdãoomes-
mo suporte às gráficas e nossa equipe técnica
também dá suporte em relação à impressão,
semprequenecessário,umavezquea impres-
são em papéis especiais pode necessitar de
informaçõesmais técnicas.”
Omercado de papéis finos promete novidades
para os próximos anos, pois com a aquisição
da fábrica daArjowiggins no Brasil a fabricante
italianaFedrigoni está lançandonovas linhasno
Brasil, e por outro lado, reforçando sua presen-
çanonossomercado. “Por hora já incluímos no
portfólio daAntalis a cartolina F Card, da Fedri-
goni, o papel digital Superfine, da Arjowiggins,
homologado para impressão em HP Indigo e
também em toner seco, e algumas referências
novas de papéis finos importados, tanto da Fe-
drigoni quantodaArjowiggins”, avisaClaudia.
Silva diz que a empresa trabalha com diferen-
tes formas de “indicadores” de demanda. Há
uma equipe de back selling que atua em todo
omercado de agências de publicidade e gráfi-
cas com o objetivo de apresentar os papéis e
direcionar as melhores aplicações dentro dos
projetos. “Outra força é nossa rede de distri-
1...,36,37,38,39,40,41,42,43,44,45 47,48,49,50,51,52
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