Revista Graphprint - Edição 166 - page 41

GRAPHPRINT JUNHO16
Distribuição dePapéis
41
saltando de 212mil toneladas para 223mil
toneladasnoperíododecomparação.
No relatório Cenários Ibá os dados de im-
portação reúnem todas as classificações
correspondentes aos tipos de papéis para
impressão e escrita. Os desembarques
destes papéis estrangeiros recuaram
43,7%, de 119 mil toneladas para 67 mil
toneladas no primeiro trimestre de cada
ano. O resultado da produção mais a im-
portação,descontadaaexportação, indica
oconsumoaparente,que totalizou464mil
toneladasdepapéispara I&Eentre janeiro
emarço deste ano, 11,8%menos do que
as 526 mil toneladas dos três primeiros
meses do ano anterior.
OUTROS TIPOS
Até março deste ano, os fabricantes na-
cionais produziram 2,57 milhões de to-
neladas de papéis em geral, 0,6% mais
do que as 2,56 milhões de toneladas no
períodoequivalentede2015.Alémde I&E,
embalagens, imprensa e cartão tiveram
aumento de produção. Os segmentos de
papéis sanitários (-2,2%) e os classifica-
dos comooutros (-4,8%) tiveram redução.
O mercado interno foi o destino de 1,32
milhão de toneladas de papéis no primei-
ro período do ano, volume 1,5%maior do
que em 2015. Nas vendas domésticas, os
segmentos de embalagem e sanitários
tiveram resultado negativo, enquanto os
demais registraram volumes superiores
no comparativo trimestral.
Já as exportações aumentaram 11,5% em
relação ao ano anterior, com recuo apenas
no segmento cartão. Entre janeiro emarço
deste ano, as vendas ao exterior somaram
515mil toneladas, ante as 462mil tonela-
dasdomesmoperíodode2015.
Nas importações de papéis, a retração
atingiu todos os segmentos, com percen-
tuais menores nos grupos de imprensa e
outros. Considerando todosos tiposdepa-
péis, as importações do primeiro trimestre
somaram166mil toneladas,quedade37%
diante as 264mil toneladas internalizadas
de janeiroamarçodoanopassado.
Como o lema “Este é o nosso papel”, a Golden Distribuidora desenha sua atuação para
atender demandas diversificadas, sempre com foco na produção industrial
A divisão industrial da Golden, que cuida especificamente dos negócios de papéis, entre
eles as linhas depapéis especiais, revestidos enão revestidos e cartão, vemhá seteanos
atuando no setor de distribuição de papel. Com o tempo, a empresa acabou construindo
especialização no fornecimento de bobinas para aplicações industriais, gráficas e nos
convertedores.
“Hoje, dentro deste segmento, somos amaior e contamos com três espaços localizados
emOsasco (SP), Extrema (MG) e Serra (ES). Fazemos um trabalhomuito bem direcionado
e pulverizado aomercado nacional. Trabalhamos com todos os fabricantes nacionais. Há
um projeto em desenvolvimento dentro da Golden para alavancar a performance dos fa-
bricantes nacionais commenor porte e que possuem insumos de qualidade. Buscamos,
comessaestratégia, alinhar atendimentoamercados especiais e temosgrandes chances
de implementar até o final de 2016. O nosso principal negócio dentro da área de papel é
adistribuiçãodebobinas, issonãoquer dizer quenão trabalhamoscom folhas,mas folhas
normalmente direcionadas paramercados específicos também”, explicaMonica Renova-
to, gestor –papel daGoldenDistribuidora.
Olhando atentamente para as variáveis do ambiente digital,Monica dedica especial aten-
ção para atender a demanda da impressão digital. “Há nomercadomuitasmáquinas de
bobinas com soluções de impressão digitais. Por isso no meio digital vamos consolidar
algumasparcerias,poisasmáquinasqueexistemnoBrasil e tantasoutrasquevãochegar,
certamente, vão precisar de um distribuidor de substratos. Temos sempre o foco direcio-
nado para omercado industrial”, completaMonica.
Estratégiabemdefinida
Monica Renovato, gestor – papel da Gol-
denDistribuidora:
“O nosso principal negócio
dentro da área de papel é a
distribuição de bobinas, isso não
quer dizer que não trabalhamos
com folhas,mas folhas
normalmente direcionadas para
mercados específicos também.”
1...,31,32,33,34,35,36,37,38,39,40 42,43,44,45,46,47,48,49,50,51,...52
Powered by FlippingBook