Revista Graphprint - Edição 166 - page 45

GRAPHPRINT JUNHO16
Papéis Especiais
45
Na visão de Gustavo Silva, gerente de marke-
ting & comercial Brasil da Fedrigoni, o papel
especial é de alto valor agregado e acaba ser-
vindocomoum“suporte”dentrodasoperações
comerciais, trazendomelhor rentabilidade.
NUANCESDOSETORDEPAPEL
Recentes dados apresentados pelo jornal da
Associação Nacional de Distribuidores de Papel
(Andipa) mostraram que o primeiro trimestre
teve a menor entrada de papéis estrangeiros
em oito anos. De acordo o material da Andipa,
oaumentonos volumesdepapéisdesembarca-
dos emmarço foi insuficiente para evitar o pior
resultado trimestral desde2009,quandoo informepassouaacompanhar edivulgar
osdadosdas importações.
Dentre todos os tipos de papéis listados no Capítulo 48 – daTabela de Incidência
do Imposto Sobre Produtos Industrializados – emmarço entraram no Brasil 61,4
mil toneladas, totalizando 166,3 mil toneladas no primeiro trimestre deste ano.
O volume acumulado foi 1,5%menor que o do último trimestre de 2015 e 37%
abaixo das 263mil toneladas importadas entre janeiro emarço de 2015, confor-
me dados disponíveis no Sistema AliceWeb, da Secretaria de Comércio Exterior
(Secex). Nos papéis comercializados pelo segmento de distribuição, agrupados
em sete categorias, o desempenho foi semelhante. A exceção foi o papel cartão,
que manteve a linha descendente com queda também emmarço, somando 7,1
mil toneladasnoprimeiro trimestrede2016,anteas13,3mil toneladasnoperíodo
equivalente de 2015. Nos outros seis grupos, os volumes demarço foram supe-
riores aos de fevereiro,mas aindaassimnoacumulado trimestral o saldode2016
ficou aquémdo ano anterior para o período.
Com pequena produção nacional, o segmento de papel jornal é o que temmaior
volume de importação. Conforme aSecex, desembarcaramno país 39,8mil tone-
ladas de papel jornal nos três primeirosmeses de 2016, quase 30%menos que a
56mil toneladas do primeiro trimestre do ano passado. No extremo oposto está o
SoniaRodrigues, gerentecomercial &marketingAmérica LatinadaArjowiggins:
“Outro público interessante são as publicações independentes,
ummovimento que possui constante crescimento, onde os
projetos editoriais têm o grande apelo de diferenciação, obtido
através de papéis finos. Com esses exemplos, entendo que
passaremos por estemomento sendo criativos, pensando
diferente e buscando novos negócios em outros nichos.”
GustavoSilva,gerentedemarketing&comercial Brasil
daFedrigoni:
“O papel especial é de alto valor
agregado e acaba servindo como
um suporte dentro das operações
comerciais, trazendomelhor
rentabilidade.”
1...,35,36,37,38,39,40,41,42,43,44 46,47,48,49,50,51,52
Powered by FlippingBook