Revista Graphprint - Edição 166 - page 44

PAPÉISESPECIAIS
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Mesmo emmomentos de crise economia e política, omer-
cado de luxotende a crescer sem a alternativa de diminuir
a qualidade e os benefícios já oferecidos. Já acostumados
aofino trato,osclientesqueconstituemosetor dealto luxo
são exigentes e extremamente sensíveis a mudanças de
perfis de atendimento.
Para entender todas as variáveis, as ações de marketing
tentam apresentar novos padrões e materiais. A certeza
nesse quesito é que o luxo acaba sendo criado a partir das
experiências como beleza, qualidade, nobreza, detalhes,
tradição, emoção, preço e escassez. No Brasil, o consumo
de artigos de luxo tende a decolar nos próximos anos não
sópor contadaascensãodanova classemédia,mas, prin-
cipalmente, pela expansão da camada de maior renda na
população. Até 2020 o segmento da população brasileira
com renda bruta anual acima de US$ 150 mil vai crescer
46,3%, alcançando 1,4 milhão de pessoas, segundo esti-
mativa da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor
International.
É no mercado de luxo que se concentra a procura por in-
sumos diferenciados, recheados por nobreza e ações cus-
tomizadas. “Historicamente, o papel especial possui um
gráficomais estável que as commodities emmomentos de
crise ou tambémde alta de vendas. Claro que a crise afeta
a todos, porém essa linha de produtos gera um fenômeno
O lado
diferente
GRANDESCORPORAÇÕES, DESIGNERS
GRÁFICOSEATÉADEMANDACASEIRA
IMPULSIONAMODESENVOLVIMENTODE
INSUMOSDIFERENCIADOS
onde há um público que começa a usar esses papéis como um ins-
trumento de complemento de renda, na confecção de materiais para
festas e trabalhos manuais em geral. Outro público interessante são
as publicações independentes, um movimento que possui constante
crescimento, onde os projetos editoriais têm ogrande apelodediferen-
ciação, obtido através de papéis finos. Com esses exemplos, entendo
quepassaremos por estemomento sendo criativos, pensandodiferente
e buscando novos negócios em outros nichos”, fala Sonia Rodrigues,
gerente comercial &marketingAmérica Latina daArjowiggins.
NaopiniãodeClaudiaPatriciaFerreira, gerentedeprodutos–papéisda
Antalis, a crise afeta a todos os setores e a atual chegou, inclusive, ao
segmentode luxo,masa linhadepapéisfinos, emmuitos casos, é vista
como a solução para comunicações de baixa tiragem e alto impacto.
“Além disso, o grande número de novos produtos que lançamos este
ano também tem ajudado a reduzir os impactos de queda do merca-
do. Portanto sentimosmenos a queda nas vendas de papéis finos nesse
momentodoquea reduçãodevendasdeoutros insumosgráficos”avalia.
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