GRAPHPRINT AGOSTO17
Capacitação
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gerenciamentoda cor; illustrator; orçamentográfico; pinturadigital
com tablet ephotoshop; produçãográfica; projetográficodeemba-
lagem;webdesign responsivo; e técnicoemcomunicação visual.
A evolução do segmento de gráfica vem se caracterizando, nos
últimosanos,pelaadoçãode tecnologiasdigitais.Ossistemas tra-
dicionais de impressão passaram por inúmeras transformações,
marcadas pela incorporação de tecnologias baseadas na infor-
mática, que propiciam àsmodernas impressoras uma velocidade
de produção incomparavelmente maior do que as atingidas pela
tecnologia usada anteriormente.
Poroutro lado,ousodomésticode recursosde informática (micro-
computadores, impressoras de alta resolução, scanners, internet
etc.) permitiu aos consumidores a adoção de soluções gráficas
personalizadas, reduzindo significativamente o mercado para as
pequenasempresas,que faziamserviçosde impressãodecartões
de visitas, folhetos, entre outros.
Essasmudanças levaram algumas destas empresas à extinção, e
outras, à diversificação de seus produtos e serviços, combase no
uso de múltiplas plataformas que garantam a sua sobrevivência
nomercado gráfico, que se tornou extremamente competitivo.
Neste novo contexto, é de fundamental importância para a so-
brevivência das empresas deste segmento os investimentos em
novas tecnologiasdeprodução,oquedemandaprofissionaiscada
vezmais qualificados para atender a este universo tecnológico.
Osprofissionaisdevemestar preparadosparausar osdiversos re-
cursos de informática, aplicados emmaior oumenor intensidade
nas etapas do processo gráfico (pré-impressão, impressão e pós-
-impressão), além de ter capacidade para transitar por diversos
tipos demídias, alémda tradicional.
Se o profissional optar por trabalhar na etapa de pré-impressão,
vai atuar na concepção e materialização de projetos, com pro-
gramação visual, tratamento de imagens, design gráfico, dentre
outras. Na etapa de impressão, o profissional aponta soluções
gráficas para a reprodução; e na pós-impressão, são tratadas as
etapas de acabamento dos produtos impressos: cortes, vincos,
dobras, encadernação etc. Há uma convergência cada vez maior
entre todasasetapas, fazendocomqueosprofissionaisdesenvol-
vamuma visãomais abrangente do processo.
OSenai também
ampliousuaofertade
qualificaçãosetorial
comocurso técnico
emprocessosgráficos
No local,osalunos
realizam,naprática,a
identificaçãoeanálise
desses itens,alémda
detecçãodecausasde
possíveisproblemasem
materiais impressos
Emprimeiroplanona imagem,CarlosDi Giorgio,
presidentedoSindicatodas IndústriasGráficasdo
MunicípiodoRiodeJaneiro (Sigraf) disse:“Este
laboratório,deponta, respondediretamenteaodesafio
demanter anossamãodeobraatualizadaealiada
àsnovas tendências,bemcomodepreparar futuros
gráficosparaa função.”