Table of Contents Table of Contents
Previous Page  21 / 52 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 21 / 52 Next Page
Page Background

GRAPHPRINT AGOSTO17

Cenário

21

Oex-presidentedaAbigraf-PR,SidneyPaciornik; opresidentedoSigep,Abilio

SantanadeOliveira; oex-presidentedoSigep/Abigraf-PR,VicenteLinares; o

palestranteManoelManteigas; oex-presidentedoSigep/Abigraf-PR, JoséToaldo

Filho; opresidentedaAbigraf-PR, Jair Leite; agerentedaunidadeSesi/Senai

–Portão,ReginaBerbetz,eocoordenador administrativodaunidadeSesi/Senai –

Portão,MarcosFranco.Créditoda imagem: AmarildoHenning.

Gratuitas,de longoalcanceedemocráticas,as redessociais,além

de disponibilizar as informações necessárias para o cliente ter

acessoacontatos, endereçosecatálogos, sãoummeio importan-

tíssimo de divulgação e propagação do seuproduto.

Segundo a consultora de marketing digital, Raissa Starosta, em

primeiro lugar, disponibilize todas as informações necessárias

paraoclienteencontrá-loquandoprecisar de seus serviços.Além

de dar essa acessibilidade, passamais credibilidade pelo fato de

a pessoa que o procura saber que existem endereços e telefones

que correspondem.

“Exponha o seu produto de forma fiel, a apresentação de seus

produtos é imprescindível, portanto procure utilizar materiais

visuais com qualidade e de preferência sem poluições de in-

formação. Aproveite osmecanismos audiovisuais e disponibilize

materiais quemostrem que o seu serviço ou produto funciona”,

afirma a consultora

Mantenha uma periodicidade. Não basta criar a conta em uma

rede social e fazer postagens emmomentos raros. Procurepostar

com frequência, porém tome cuidado para não pecar no excesso.

Redes sociais paraos negócios

COMACLARAASCENSÃODASREDESSOCIAIS, É IMPOSSÍVELDESCARTARAS

POSSIBILIDADESDEAPROVEITARTODOSOSMECANISMOSDISPONÍVEISPARACOLOCAR

ALGUMPROJETOEMAÇÃOOUATÉENTÃOMELHORARALGOQUE JÁESTÁESTABELECIDO

Postagens de 5 a 7 vezes por semana são ideais, quando esses

números se excedem, as postagens são perdidas nomeio de fe-

eds e linhas do tempo, alémde gerar incômodo nos seguidores.

Mantenhacontatopróximocomosseguidores. Façacomqueseus

seguidores,potenciaisclientes,saibamquevocêos tratacomo in-

divíduos diferentes. Responda comentários, críticas e ouça o que

eles têm a dizer. É importante que eles saibam que estão sendo

ouvidos,e tendoumaatençãomaior voltadaaeles,passamacon-

siderarmais amarca, logo se tornamfiéis ao seuproduto.

Fidelize seus clientes. Manter uma relação próxima aos seus se-

guidores faz com que eles voltem no seu perfil para buscar novi-

dades.Alémdisso, acabampropagandoo seuprodutoparaoutras

pessoas que podem ser potenciais clientes.

Conecte-se com potenciais parceiros. Aproveite o universo infi-

nito das redes sociais para fazer contatos profissionais. Quan-

do cria-se uma parceria, o seu serviço acaba se propagando ao

mesmo tempo em que você espalha para seus clientes serviços

distintos do seu. Aomesmo tempo, estes parceiros saberão dis-

so e farão omesmo.

sionaisquecarecemdecapacidade.Aempresanãoevo-

lui se os seus funcionários não evoluem.”

Manteigas frisou que, antes de qualquer das reformas

que têm sidodiscutidas noBrasil, deveriahaver uma re-

forma educacional, focando, principalmente, na melhoria da formação dos

professores e no maior interesse das pessoas em relação ao tema: “Sem

um bom professor não adianta ter ótimos recursos tecnológicos. Da mes-

ma forma que se os pais e a sociedade em geral não se envolveremmais

diretamente namelhoria do processo educacional das crianças será difícil

revertermos as falhas na educaçãonoBrasil, quehoje tempraticamente50

milhões de analfabetos funcionais.”