GESTÃO
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Ao abrir uma empresa você pensa no “core business” daquele
segmento como ummodelo de negócio rentável ao investimento
aplicado, além da lucratividade que a empresa irá gerar. Isso por-
que seu negócio pode possuir os ativos necessários para ocupar
umespaço importantenomercadoemanter a sustentaçãodo seu
empreendimento. Porém tem um entrave: se a sua empresa não
estiver crescendo, pode perder espaço com a chegada de empre-
sasmais inovadoras.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Comitê Inovação nas
Pequenas e Médias Empresas (PME) da Associação Nacional de
Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovado-
ras (Anpei), “pequenas e médias empresas brasileiras sabem que
inovar é imprescindível para seu funcionamento e permanência no
mercado. Pois é omercadodinâmico e competitivoque impulsiona
as empresas a investir em inovação. Uma inovação bem-sucedida
pode representarmelhorposicionamentonomercado (ouemalguns
casosa liderança) eatémesmoa sobrevivênciadeumaempresa”.
A boa notícia que com a orientação correta, o treinamento ade-
quado - voltado a fazer da inovação um elemento da estratégia
empresarial - o seu negócio pode atingir um alto potencial de
crescimento. Como? Diagnóstico da empresa; criatividade e cul-
turade inovação; estruturar ummodelodenegóciomais inovador;
financiamento; coaching e elaboração de estratégias futuras.
Masoqueégestãode inovaçãoparaumaempresaecomoaplicar
asestratégiasparaalcançar osobjetivosdecrescimentoevisibili-
dade que o negócio precisa?
Edson Fermann, sócio e diretor da empresa de consultoria Inde-
xare, que também realizamentoria a startups, como no Programa
InoVativa Brasil, do MDIC e no SpeedMentoringWoman Tech, da
Escola de Negócios do Sebrae SP, com know-how em gestão de
inovação, ajuda esclarecer a questão. “Há várias formas de fo-
mento, técnico (ter o apoio do Senai para melhorar o processo
ou o produto) e financeiro (ter o apoio da Finep ou Fapesp para
desenvolver produtos, por exemplo), para inovar”. O gestor das
empresas de pequeno e médio porte precisa compreender que
a saída para não morrer é inovar continuamente, encantando o
seu cliente, fazendo diferente e melhor que seus concorrentes.
Por epelo seunegócio
EMPRESASQUEAINDANÃOSEADEQUARAM
AONOVOMODELOCOMPETITIVO, PODEM
COLOCAREMRISCOOSEUCRESCIMENTOA
LONGOPRAZO
Por isso, a preocupação da nossa empresa de consultoria Indexa-
re, através deprofissionais especializados emgestãode inovação
e informação, é levar os pequenos negócios para o caminho da
inovação”, afirma.
ADEQUAÇÃOÀSDEMANDAS
SegundoFermann, que também foi diretor técnicodoSebrae–SP
e gerente de inovação e tecnologia do Sebrae Nacional, somente
com a implementação de inovações, tanto nos produtos (bens ou
serviços), nos processos, na gestão empresarial e no marketing,
é que haverá possibilidade de acompanhamento e adequação às
demandas domercado com competitividade, oque constitui ane-
cessidade imperiosa de transformar e inovar para garantir o su-
cesso da empresa. “A empresa necessita verificar continuamente
se seu modelo de negócio está adequado às necessidades de
seus clientes ou em razão da concorrência ou novas tecnologias
necessita inovar”, complementa.
Com as mudanças no mercado de trabalho, aliadas ao mercado
tecnológico cada vez mais presente nas empresas, é comum as
PME traçarem estratégias para se tornarem competitivos nesse
mercado. Porém, muitos desses novos empreendedores não sa-
bem por onde começar. “Ao ouvir empresários falarem que suas
empresas necessitam ser competitivas, sempre pergunto ‘você
entrega oproduto (bens/serviços) com valor percebidopelo clien-
te? E como resposta vem o silêncio”. A inovação tem tudo a ver
com os pequenos negócios, que não necessitam de departamen-
tos ou centros de PD@I estruturados para aumentar as possibili-
dades de realizar parcerias e, com os centros de conhecimento
para potencializar os produtos da empresa, para que seja reco-
nhecido pelo clientefinal.
“Todaempresa,qualquerquesejaoseu ramo, temomesmodesa-
fio de encantar continuamente os clientes para que o negócio se
desenvolva demodo que os lucros apareçam, essa visão precisa
ser adotada”, completa Fermann.