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GESTÃO

GRAPHPRINT AGOSTO 17

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Ao abrir uma empresa você pensa no “core business” daquele

segmento como ummodelo de negócio rentável ao investimento

aplicado, além da lucratividade que a empresa irá gerar. Isso por-

que seu negócio pode possuir os ativos necessários para ocupar

umespaço importantenomercadoemanter a sustentaçãodo seu

empreendimento. Porém tem um entrave: se a sua empresa não

estiver crescendo, pode perder espaço com a chegada de empre-

sasmais inovadoras.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Comitê Inovação nas

Pequenas e Médias Empresas (PME) da Associação Nacional de

Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovado-

ras (Anpei), “pequenas e médias empresas brasileiras sabem que

inovar é imprescindível para seu funcionamento e permanência no

mercado. Pois é omercadodinâmico e competitivoque impulsiona

as empresas a investir em inovação. Uma inovação bem-sucedida

pode representarmelhorposicionamentonomercado (ouemalguns

casosa liderança) eatémesmoa sobrevivênciadeumaempresa”.

A boa notícia que com a orientação correta, o treinamento ade-

quado - voltado a fazer da inovação um elemento da estratégia

empresarial - o seu negócio pode atingir um alto potencial de

crescimento. Como? Diagnóstico da empresa; criatividade e cul-

turade inovação; estruturar ummodelodenegóciomais inovador;

financiamento; coaching e elaboração de estratégias futuras.

Masoqueégestãode inovaçãoparaumaempresaecomoaplicar

asestratégiasparaalcançar osobjetivosdecrescimentoevisibili-

dade que o negócio precisa?

Edson Fermann, sócio e diretor da empresa de consultoria Inde-

xare, que também realizamentoria a startups, como no Programa

InoVativa Brasil, do MDIC e no SpeedMentoringWoman Tech, da

Escola de Negócios do Sebrae SP, com know-how em gestão de

inovação, ajuda esclarecer a questão. “Há várias formas de fo-

mento, técnico (ter o apoio do Senai para melhorar o processo

ou o produto) e financeiro (ter o apoio da Finep ou Fapesp para

desenvolver produtos, por exemplo), para inovar”. O gestor das

empresas de pequeno e médio porte precisa compreender que

a saída para não morrer é inovar continuamente, encantando o

seu cliente, fazendo diferente e melhor que seus concorrentes.

Por epelo seunegócio

EMPRESASQUEAINDANÃOSEADEQUARAM

AONOVOMODELOCOMPETITIVO, PODEM

COLOCAREMRISCOOSEUCRESCIMENTOA

LONGOPRAZO

Por isso, a preocupação da nossa empresa de consultoria Indexa-

re, através deprofissionais especializados emgestãode inovação

e informação, é levar os pequenos negócios para o caminho da

inovação”, afirma.

ADEQUAÇÃOÀSDEMANDAS

SegundoFermann, que também foi diretor técnicodoSebrae–SP

e gerente de inovação e tecnologia do Sebrae Nacional, somente

com a implementação de inovações, tanto nos produtos (bens ou

serviços), nos processos, na gestão empresarial e no marketing,

é que haverá possibilidade de acompanhamento e adequação às

demandas domercado com competitividade, oque constitui ane-

cessidade imperiosa de transformar e inovar para garantir o su-

cesso da empresa. “A empresa necessita verificar continuamente

se seu modelo de negócio está adequado às necessidades de

seus clientes ou em razão da concorrência ou novas tecnologias

necessita inovar”, complementa.

Com as mudanças no mercado de trabalho, aliadas ao mercado

tecnológico cada vez mais presente nas empresas, é comum as

PME traçarem estratégias para se tornarem competitivos nesse

mercado. Porém, muitos desses novos empreendedores não sa-

bem por onde começar. “Ao ouvir empresários falarem que suas

empresas necessitam ser competitivas, sempre pergunto ‘você

entrega oproduto (bens/serviços) com valor percebidopelo clien-

te? E como resposta vem o silêncio”. A inovação tem tudo a ver

com os pequenos negócios, que não necessitam de departamen-

tos ou centros de PD@I estruturados para aumentar as possibili-

dades de realizar parcerias e, com os centros de conhecimento

para potencializar os produtos da empresa, para que seja reco-

nhecido pelo clientefinal.

“Todaempresa,qualquerquesejaoseu ramo, temomesmodesa-

fio de encantar continuamente os clientes para que o negócio se

desenvolva demodo que os lucros apareçam, essa visão precisa

ser adotada”, completa Fermann.