Revista Graphprint - Edição 161 - page 50

BALANÇO
GRAPHPRINT DEZEMBRO 15
50
ASuzanoPapel eCelulosebateu recordedegeraçãodecaixaope-
racional nos últimos 12 meses, com R$ 3 bilhões registrados no
períodoque seencerraem setembrodesteano. Noacumuladode
2015, a empresa superou em 167% o resultado obtido nos nove
primeirosmesesde2014eatingiuamarcadeR$2,5bilhõesnes-
te indicador. “Ageraçãodecaixaoperacional émais relevanteque
o Ebitda (Lajida, em português, sigla para Lucro antes de Juros,
Impostos, Depreciação eAmortizações), pois leva em conta os in-
vestimentosdemanutenção (CapexSustain). O indicador queme-
lhor representa a nossa indústria é o ROIC (Retorno sobre Capital
Investido), que é a relação entre geração de caixa e os ativos da
companhia”, explicaWalter Schalka, presidente da Suzano Papel
eCelulose.
A receita líquida também teve alta de 47,7% nos primeiros 9me-
ses do ano na comparação entre 2015 e 2014, chegando aR$ 7,5
bilhões até setembro, com impacto positivo das vendas de celu-
lose no último trimestre. Foram 889 mil toneladas entre julho e
setembro, um recorde na operação da empresa – 2,6milhões de
toneladas se considerados os primeiros novemeses do ano, alta
de 26,2% em relação aos primeiros nove meses de 2014, quan-
do foram vendidas 2milhões de toneladas. Os principais destinos
foram Ásia (41,5%), Europa (30,3%), Brasil (14%) e América do
Norte (12,5%).
As vendas de papéis alcançaram 335mil toneladas no trimestre,
altade8% em relação ao segundo trimestredo ano, quando o vo-
lume registrado foi de 310mil toneladas. O cenáriomacroeconô-
mico brasileiro continua impactando as vendas domésticas e, por
isso, os esforços comerciais foram direcionados para o mercado
Suzano registra recordede
R$3bilhões degeraçãode caixa
operacional nos últimos 12meses
“Ageraçãodecaixaoperacional émais relevantequeoEbitda (Lajida,
emportuguês, siglaparaLucroantesdeJuros, Impostos,Depreciação
eAmortizações),pois levaemcontaos investimentosdemanutenção
(CapexSustain).O indicadorquemelhor representaanossa indústria
éoROIC (RetornosobreCapital Investido),queéa relaçãoentre
geraçãodecaixaeosativosdacompanhia”,explicaWalterSchalka,
presidentedaSuzanoPapel eCelulose.
ASVENDASDECELULOSETAMBÉM FORAM
RECORDEEAEMPRESAREDUZIUASUA
ALAVANCAGEMPARATRÊSVEZESADÍVIDA
LÍQUIDA / EBITDAAJUSTADO.
externo. No acumulado do ano, as vendas chegaram a 903 mil
toneladas, sendo 66,6% para oBrasil, 15,6% para asAméricas do
Sul eCentral, 8,9%paraaAméricadoNorte, 3,9%paraaEuropae
5%para os demaismercados.
Outro destaque é a redução da alavancagem (a relação entre a
Dívida Líquida e o EBITDA / Ajustado, ajustado para efeitos não
recorrentes e / ou não caixa) de 3,3 vezes para 3,0 vezes. “Nosso
processodegestãodepassivos chegouaR$4bilhõesem2015, o
que reforça o nosso compromisso emmelhorar o perfil da nossa
dívida”, explica Marcelo Bacci, diretor executivo Financeiro e de
Relações com os Investidores daSuzano.
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52,53,54,55,56,57,58,59,...60
Powered by FlippingBook