Revista Graphprint - Edição 160 - page 41

Panorama
apontaram como mercados em crescimento a impressão de
embalagens, que deve aumentar 7,5% ao ano na próxima dé-
cada; a industrial e funcional, com foco na integração de pro-
cessos e personalização; a impressão 3D, que promete crescer
25% ao ano, trazendo para o setor gráfico a possibilidade de
atuação em novos mercados, como o médico, de automação e
automobilístico.
Nomercado imediato, os organizadores daDrupaapontaramaltade-
mandaparaa impressãodiretaemgarrafas, latas, azulejose tecidos,
que impulsionama impressãodigital eomercadode tintasàbasede
água eUV. A impressão ótica é outramodalidade comboas perspec-
tivas, em substituiçãoaos rótulos eetiquetas convencionais, alémda
impressão focada no conceito de indústria 4.0, que atende de forma
personalizadae integradaaossistemasdosclientes.
A abertura ao novo e a necessidade de adotar atitudes centradas
nas expectativas e necessidades do consumidor foram os focos
das palestras de Gisela Schulzinger e Thiago Gomes de Almeida,
respectivamente, presidente daAssociação Brasileira de Embala-
gem (Abre) e professor do Instituto Brasileiro deMercado e Capi-
taisdoRiode Janeiro (IBMEC/RJ).Ambos frisaramquea inovação
Comentando tendências, os representantes da Drupa, Werner
Mathias Dornscheidt (CEO da Messe Düssenldorf, organizadora
damaior feiramundial de equipamentos gráficos), e Claus Bolza-
Schünemann (presidentedaediçãode2016doevento),apontaram
comomercados em crescimento a impressão de embalagens, que
deve aumentar 7,5% ao ano na próxima década; a industrial e
funcional, com foco na integração de processos e personalização;
a impressão 3D, que promete crescer 25% ao ano, trazendo para
o setor gráfico a possibilidade de atuação em novos mercados,
como omédico, de automação e automobilístico.
1...,31,32,33,34,35,36,37,38,39,40 42,43,44,45,46,47,48,49,50,51,...60
Powered by FlippingBook